Fraudes de email atingem 30% das grandes empresas brasileiras em campanhas de Natal

phishing

Oito entre 26 grandes empresas brasileiras dos setores de beleza, esporte, moda, turismo e varejo foram vítimas de fraude em suas campanhas de email marketing durante o período do Natal de 2014. Os dados fazem parte do Estudo de Natal elaborado pela Return Path, empresa de email intelligence, com base em 1942 campanhas no mês de dezembro,que analisou a correlação entre a reputação dos rementes e a taxa de entrega na caixa de entrada, engajamento dos destinatários e o impacto das fraudes na entregabilidade e na confiança de provedores e consumidores.

Os dados do estudo são, ainda, um alerta para que grandes varejistas reforcem suas políticas contra fraudes de email. Por serem marcas conhecidas, com uma volumosa base de assinantes, essas empresas tornam-se potenciais vítimas de e-mails de phishing, contendo links maliciosos ou ofertas falsas que visam roubar dados bancários e outras informações confidenciais dos assinantes. Outras fraudes comuns são o spoofing (utilização indevida do domínio legítimo das empresas) e abuso de marca, caracterizado pelo uso de uma logomarca conhecida para induzir o consumidor a pensar que se trata de email legítimo.

Em alguns casos, as marcas atacadas tiveram campanhas 100% bloqueadas pelos provedores e ainda assim apresentaram algum percentual de leitura, impactando sua confiabilidade diante dos clientes. Uma eficiente maneira de proteção é a adoção ao DMARC, um protocolo de autenticação que permite aos provedores reconhecer e bloquear mensagens falsas. A autenticação pode ser adotada por qualquer marca e o guia de configuração está disponível para download gratuito no site da Return Path (landingbr.returnpath.com/ebook-como-configurar-dmarc). “Por oferecer bons níveis de retorno, o email também chama a atenção de criminosos. As fraudes por email ocorrem em diversos setores e estão cada vez mais difíceis de identificar, visto que são muito similares aos emails legítimos. Isso vai exigir dos remetentes de grandes volumes de email cada vez mais atenção para este aspecto de suas estratégias. Proteger sua marca e seus clientes é tão importante quanto chegar à caixa de entrada e gerar conversões com suas campanhas.”

Rakuten Expo 2017 – Inside
Loja Integrada – Inside
Inside Banner Mandaê

Outro destaque do estudo é a comprovação da relação direta entre a reputação do remetente no Sender Score com a capacidade de chegar às caixas de entrada dos assinantes. No setor de beleza, por exemplo, embora haja pouca diferença no Sender Score (2 pontos, de 97 a 99), a média de entrega de determinada empresa com nota 97 é bem inferior do que a de outras marcas. Dessa forma, torna-se fundamental o monitoramento da reputação do remetente no Sender Score, uma ferramenta de avaliação da reputação dos IPs que enviam mensagens comerciais e que pode ser consultada gratuitamente no www.senderscore.org.

A avaliação da Return Path também revela campanhas com percentuais de leitura similares entre concorrentes, mas algumas com grande destaque, com taxas de leitura bem acima da média do setor. No segmento esportivo, por exemplo, a campanha com maior destaque abordava, em seu título, o valor do desconto em reais e não em porcentagem. “É importante conhecer as próprias métricas, mas em um ambiente tão competitivo como a caixa de entrada é fundamental que as empresas tenham acesso aos dados de desempenho de suas campanhas e de concorrentes ou benchmark, além de conhecer sua audiência, suas preferências e hábitos de consumo”, aponta Bucciarelli.

O resumo da pesquisa mostra que as empresas do setor de esportes foram as que conseguiram colocar mais mensagens nas caixas de entrada dos assinantes (98%), apresentaram o menor índice de emails marcados como spam por provedores de email (1,80%) e, ao lado dos grandes varejistas, foram classificadas com o melhor desempenho em leitura, com média de 13%.

O setor de turismo, no entanto, foi o que apresentou a pior média de desempenho nas campanhas do Natal de 2014, com 89% das mensagens colocadas em caixas de entrada e taxa de leitura de 8%, enquanto 7% das mensagens foram excluídas sem ao menos terem sido abertas. Quando o assunto é classificação dos emails como spam, 10,83% das mensagens foram marcadas por provedores e 0,13%, por usuários.

Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
  • Todos Fornecedores
  • Consultoria
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
E-Goi
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e Design
Web Jump
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Enviou
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
Trezo
E-Commerce Logística
Softvar
SoS Loja Virtual
World Pay
Tray
Socialrocket
Qwintry
Mandaê
E-completo
Braspag
Precode
Adena
Loja Integrada
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here