eBook da Return Path traz um olhar minucioso sobre as campanhas de win-back

| 20/08/2014 - 08:02 AM | Comentários (0)

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A Return Path, empresa especializada em Email Intelligence, acaba de lançar o eBook “Programa de Email Win-Back: todo mundo recomenda, mas será que funciona mesmo?”. O material é direcionado a marqueteiros e demais profissionais que atuam com o envio de e-mail marketing, e traz um estudo detalhado sobre como obter melhores resultados com as campanhas de win-back, usadas no reengajamento de usuários inativos.

“Os profissionais de email marketing que não tentam resgatar seus usuários inativos ou param de enviar emails rapidamente para esses usuários, aparentemente estão excluindo assinantes valiosos de seus mailings”, aponta Louis Bucciarelli, Country Manager da Return.

O conteúdo dos emails de win-back observados no estudo desempenha um papel fundamental para o sucesso dessas campanhas. Em geral, as mensagens que conseguiram reengajar mais usuários foram aquelas que deixaram claro o seu propósito já na linha de assunto. Os emails contendo, por exemplo, “sentimos sua falta”, “volte!”, tiveram desempenho superior a ofertas promocionais convencionais. Entre as ofertas, aquelas com quantias fixas de desconto (R$ off) foram significativamente mais lidas do que aquelas com porcentagens de desconto (% off), embora usadas com menor frequência.

Remetentes que implantaram campanhas de win-back pararam de enviar mensagem para 4% dos assinantes, mas a maioria (85%) desses usuários não era inativa – pelo menos leram a mensagem de win-back e não se descadastraram. Entre todos os disparadores e provedores de caixa de entrada, aproximadamente 12% de todas as mensagens de win-back foram lidas, geralmente com poucos dias após a entrega. No entanto, 45% dos assinantes se reengajaram com os rementes dos programas de email após uma média de 57 dias, lendo mensagens subsequentes. “Rementes que excluíram assinantes antes deste período perderam a oportunidade de reativar potenciais consumidores valiosos”, destaca.

O livro da Return Path também elucida que descobrir o período de quantos dias o remetente deve persistir ou desistir de um assinante é um diferencial para a manutenção da entregabilidade das mensagens. De posse dessa informação as empresas podem manter a listas sem usuários inativos ao mesmo tempo em que conservam o relacionamento de marketing com o assinante.

O eBook encerra trazendo diversas orientações gerais para otimizar os resultados em campanhas de win-back, como a utilização de templates e linhas de assunto mais curtos (como “Sentimos sua falta” ou “Foi algo que dissemos?”); oferecer call to actions claros; e testes de variedade de conteúdo, visando reengajar assinantes.

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Categoria: Lançamentos

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