Mensagens de texto (SMS) potencializam as vendas no e-commerce

Segundo uma pesquisa realizada pela Placecast e divulgada em maio, entre os consumidores que solicitaram receber mensagens de texto (SMS) de varejistas, 26% afirmaram que as informações recebidas os levaram às lojas para comprar o produto divulgado, enquanto 25% revelaram que compraram produtos diferentes. Quando se trata de sites de e-commerce, esta proporção é ainda maior, com 27% dos entrevistados alegando ter comprado o produto divulgado ou algum outro pela internet. Apesar de apenas 4% dos entrevistados afirmarem ter solicitado tais mensagens, o interesse parece estar crescendo: 41% declararam-se, ao menos, um pouco interessados em receber avisos de novos produtos, vendas e/ou promoções em seus aparelhos móveis. Isso representa um aumento de 14% em relação aos 36% que apresentaram o interesse em 2010, e 32% de crescimento, comparados ao percentual de 31% atingidos em 2009.

Outra pesquisa recente, publicada em janeiro de 2012 e realizada pela Associação de Marketing Direto do Reino Unido  -  DMA (clique aqui para ler), parece favorecer o potencial do marketing em mensagens de texto. O estudo revela que o método mais popular para se realizar ofertas no e-commerce realizado através de aparelhos portáteis (m-commerce) é o envio de SMS (33%) à frente do e-mail (21%), os aplicativos (11%) e as mensagens de voz (8%).

Apesar dos aspectos positivos, um levantamento global realizado pela Nielsen e NM Incite constatou que as mensagens de texto parecem sofrer com a falta de confiança dos consumidores (clique aqui para ler). De acordo com o levantamento, para os compradores, os anúncios mais confiáveis são os encontrados nos sites de fabricantes (52%), enquanto os mais suspeitos são aqueles recebidos em seus telefones celulares (26%).

Proprietários de smartphones valorizam mais o SMS do que o acesso à Internet

Os resultados da pesquisa da PlaceCast indicam que os proprietários de smartphones são mais tendenciosos a valorizar as mensagens de texto do que o acesso à Internet (67% x 60%), fato que se aplica também aos proprietários de aparelhos celulares comuns (35% x 15%). Na realidade, entre os donos de smartphones, o envio de SMS é considerado importante por mais usuários do que outras atividades, como, por exemplo, o acesso a informações e atividades locais através de aplicativos (32%) e o acesso aos sites de redes sociais (30%).

Cresce a importância do M-Commerce

O estudo da Placecast mostrou que 47% dos usuários de telefones celulares acreditam que é importante poder efetuar compras através de seus aparelhos, valor 27% maior do que o percentual registrado em 2010 (37%).

Entre os proprietários de smartphones e de telefones celulares comuns, 1 em cada 5 afirmou ter comprado por meio de seus aparelhos no último ano. O percentual registrado pelo uso de smartphones é consideravelmente maior do que de celulares, 34% contra 11% respectivamente. Outras atividades as quais os utilizadores de smartphones apresentaram maior propensão a desenvolver foram o acesso aos sites de varejistas nos quais eles normalmente realizam compras (44% x 13%); o uso de aplicativos de leitura de código de barras para comparar produtos (24% x 6%); e a aquisição de alguma mercadoria devido ao recebimento de um e-mail enviado por um site de varejo ao qual tenha se cadastrado (20% x 6%).

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Pesquisas

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