Mensagens de texto (SMS) potencializam as vendas no e-commerce

| 11/05/2012 - 08:49 AM | Comentários (2)

Segundo uma pesquisa realizada pela Placecast e divulgada em maio, entre os consumidores que solicitaram receber mensagens de texto (SMS) de varejistas, 26% afirmaram que as informações recebidas os levaram às lojas para comprar o produto divulgado, enquanto 25% revelaram que compraram produtos diferentes. Quando se trata de sites de e-commerce, esta proporção é ainda maior, com 27% dos entrevistados alegando ter comprado o produto divulgado ou algum outro pela internet. Apesar de apenas 4% dos entrevistados afirmarem ter solicitado tais mensagens, o interesse parece estar crescendo: 41% declararam-se, ao menos, um pouco interessados em receber avisos de novos produtos, vendas e/ou promoções em seus aparelhos móveis. Isso representa um aumento de 14% em relação aos 36% que apresentaram o interesse em 2010, e 32% de crescimento, comparados ao percentual de 31% atingidos em 2009.

Outra pesquisa recente, publicada em janeiro de 2012 e realizada pela Associação de Marketing Direto do Reino Unido  –  DMA (clique aqui para ler), parece favorecer o potencial do marketing em mensagens de texto. O estudo revela que o método mais popular para se realizar ofertas no e-commerce realizado através de aparelhos portáteis (m-commerce) é o envio de SMS (33%) à frente do e-mail (21%), os aplicativos (11%) e as mensagens de voz (8%).

Apesar dos aspectos positivos, um levantamento global realizado pela Nielsen e NM Incite constatou que as mensagens de texto parecem sofrer com a falta de confiança dos consumidores (clique aqui para ler). De acordo com o levantamento, para os compradores, os anúncios mais confiáveis são os encontrados nos sites de fabricantes (52%), enquanto os mais suspeitos são aqueles recebidos em seus telefones celulares (26%).

Proprietários de smartphones valorizam mais o SMS do que o acesso à Internet

Os resultados da pesquisa da PlaceCast indicam que os proprietários de smartphones são mais tendenciosos a valorizar as mensagens de texto do que o acesso à Internet (67% x 60%), fato que se aplica também aos proprietários de aparelhos celulares comuns (35% x 15%). Na realidade, entre os donos de smartphones, o envio de SMS é considerado importante por mais usuários do que outras atividades, como, por exemplo, o acesso a informações e atividades locais através de aplicativos (32%) e o acesso aos sites de redes sociais (30%).

Cresce a importância do M-Commerce

O estudo da Placecast mostrou que 47% dos usuários de telefones celulares acreditam que é importante poder efetuar compras através de seus aparelhos, valor 27% maior do que o percentual registrado em 2010 (37%).

Entre os proprietários de smartphones e de telefones celulares comuns, 1 em cada 5 afirmou ter comprado por meio de seus aparelhos no último ano. O percentual registrado pelo uso de smartphones é consideravelmente maior do que de celulares, 34% contra 11% respectivamente. Outras atividades as quais os utilizadores de smartphones apresentaram maior propensão a desenvolver foram o acesso aos sites de varejistas nos quais eles normalmente realizam compras (44% x 13%); o uso de aplicativos de leitura de código de barras para comparar produtos (24% x 6%); e a aquisição de alguma mercadoria devido ao recebimento de um e-mail enviado por um site de varejo ao qual tenha se cadastrado (20% x 6%).

Tags: , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (2)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Fernando Uehara disse:

    Boa tarde.
    Ótimo post. Estou pensando em utilizar este sistema, mas ainda estou procurando como fazê-lo.

    Há algum site que envia o SMS gratuitamente ? Ou teria que ser apenas enviado por telefone ?

    Obrigado

  2. Fabio Castro disse:

    Boa tarde Fernando,

    Estamos usando a Vexx: http://www.vexxmobile.com.br.

    O legal deles é que além de SMS, eles trabalham com outras tecnologias. Tudo interligado. Não achei outra empresa assim no Brasil.

    Abs!

    Fabio

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.