Não basta ter um site mobile, é preciso tê-lo funcionando, afirma especialista
Devido à popularidade dos aparelhos portáteis, como tablets e smartphones, por exemplo, muitas empresas criaram seu site mobile visando atender o seu maior patrimônio: o consumidor. No entanto, não basta apenas ter uma plataforma móvel, é preciso tê-la funcionando com eficácia em diferentes tipos de aparelhos e contextos de uso, o que torna os testes de dispositivos com ambientes controlados, imprescindíveis neste momento.
Segundo Leandro Ginane, CEO da devicelab, especializada em testes de dispositivos com ambiente controlado, a realização dessas avaliações são importantes para entender como é a experiência do cliente em diferentes cenários, permitindo aos gestores terem uma visão objetiva dos principais pontos de melhorias do site, que, se forem otimizados, apresentarão resultados imediatos nas vendas e na taxa de conversão. “Por exemplo, se uma loja on-line possui uma taxa de conversão baixa em determinado sistema operacional, devido a uma experiência de compra insatisfatória, significa que, ao conhecer os problemas e resolvê-los, as vendas tendem a aumentar imediatamente, caso o número de pessoas que utilizam essa configuração seja representativo”, esclarece o executivo, ao E-Commerce News.
Além identificar incompatibilidades com as tecnologias mais usadas do mercado, por meio destes testes, as empresas também podem se antecipar a problemas futuros, acrescenta. “A WebMotors, por exemplo, realizou uma avaliação completa do seu portal em mais de 60 ambientes e utiliza os resultados para traçar os planos de ação da equipe de TI. No entanto, a realização dos testes também serviu para antecipar novos desafios, considerando o lançamento de novos Sistemas Operacionais e Browsers. Esta semana mesma foi lançado o IOs7, como será a experiência de uso com esse novo Sistema Operacional?”, ressalta.
Procedimentos e custos
De acordo com Ginane, os exames com ambientes controlados são feitos através de uma criteriosa avaliação realizada por profissionais interdisciplinares que analisam a performance, a usabilidade e a compatibilidade dos dispositivos, enquanto o valor investimento, varia de acordo com a quantidade de devices, ambientes que serão avaliados e também os fluxos que serão analisados. “Todos os testes são filmados e entregues junto a um relatório executivo com as principais recomendações de melhorias”, enfatiza.
Segundo ele, muitos acabam se surpreendendo ao ver este material. “Já houve casos em que o lançamento de uma nova home foi adiada devido a problemas de usabilidade encontrados no utilizar o tablet 7″ com Android 3.2 e Browser nativo. Aliás, tablets menores, que possuem atualmente vendas magníficas, são os que apresentam mais erros, junto com os smartphones”, finaliza.
Categoria: Pesquisas