Integração com o ERP traz benefícios, mas, é preciso ter cuidado nesta hora, diz especialista
Nos últimos anos, o comércio eletrônico alcançou proporções gigantescas no Brasil, não apenas em termos de receita, mas também em avanços na área de tecnologia e estratégias de vendas. No entanto, para acompanhar esta evolução do mercado, os varejistas precisam estar munidos de recursos que agilizem o seu trabalho, como a integração de um ERP com a plataforma de e-commerce, por exemplo.
Segundo Eric Andrade, VP de Tecnologia da VisaMax, expecializada em sistemas de gestão empresarial (ERP), os principais benefícios dessa estratégia podem ser vistos não apenas na gestão de clientes, mas, também no âmbito financeiro e logístico. “Os lojistas perceberão os benefícios de ter uma plataforma integrada com o ERP no sentido amplo do negócios – na gestão de clientes, financeira e logística da operação, não só do canal plataforma de e-commerce, mas também do PDV, call center, fornecedores, parceiros, representantes, vendedores etc…”, detalha o executivo, ao E-Commerce News.
Porém, ele ressalta a importância de implantar um ERP que seja composto por alguns recursos fundamentais para a execução de toda a gestão. “Adote um ERP que tenha funcionalidades para atender a gestão de atendimento do cliente, workflow, principalmente para controle de prazos e entregas. O sistema deve ser simples e intuitivo, e possuir indicadores amigáveis e consolidados”, recomenda Andrade.
Além disso, para alcançar os resultados esperados e evitar possíveis traumas na integração, os lojistas devem ter em mente que o planjemanto é sempre a chave do sucesso de qualquer negócio, sobretudo quando o foco está na integração dos sistemas, já que, segundo Eric, este é o sonho de consumo de todo empresário. “Estamos na era da conectividade e cada vez mais os sistemas estarão integrados, reduzindo o trabalho manual e melhorando a produtividade das empresas. Mas, é preciso atentar para o fato de que nem sempre é possível que a integração ocorra no tempo necessário, o que pode impactar as operações ou até mesmo aumentar o seu custo. Por isso, acredito que o fator principal para evitar problemas futuros, são os sistemas possibilitarem a troca de informações – exportar e importar dados -, além de disponibilizarem relatórios que permitam realizar um trabalho operacional sem a necessidade de envolver um profissional de TI”, considera.
Categoria: Pesquisas
Parabéns pelo texto!
O ERP é o que estamos tentando consolidar aqui na empresa onde trabalho, em paralelo com a criação de novos produtos para o mercado.