Especialista dá dicas para implantar um site de m-commerce
Tendo em vista o uso crescente da tecnologia mobile no Brasil, torna-se cada vez mais importante que os varejistas estejam disponíveis também nos dispositivos móveis.
De acordo com Wilson Cunha, gerente de novos negócios da Viewit Mobile, empresa especializada em soluções de mobilidade, o canal mobile oferece oportunidades exclusivas de relacionamento e vendas, como por exemplo, o envio de notificações. “São pequenas mensagens que podem ser enviadas ao usuário quando ele tem um aplicativo instalado em seu celular. A grande vantagem é que podemos enviar mensagens mesmo que o usuário não tenha se identificado fornecendo e-mail ou número do celular. Isso não seria possível em um computador desktop. A tecnologia Geofence, ou ‘cercas virtuais’, também já está disponível e permite a empresa enviar uma notificação, SMS ou e-mail para uma pessoa assim que ela entrar em uma determinada área. Por exemplo: uma loja de um Shopping Center poderia enviar um cupom de desconto a uma pessoa assim que essa passasse próxima a região deste Shopping. Ofertas relâmpago também podem ser bem exploradas, a exemplo de quando estamos dentro de um supermercado e o locutor anuncia uma oferta que perdura apenas alguns minutos. Esse tipo de oferta pode ter um alcance muito maior podendo ser enviada ao smartphone e estimulando ao consumidor realizar a venda imediatamente”, justifica o executivo, ao E-Commerce News.
Por se tratar de uma tecnologia nova, e, em crescimento exponencial, o executivo destaca que ainda não existem formulas exatas para implantar um canal de m-commerce. No entanto, existem duas modalidades já bastante usadas – mobile websites e aplicativos -, cada uma com suas vantagens e desvantagens, demonstra. “Em nossa experiência os websites mobiles – acessados via browser – são mais atraentes para aquelas ocasiões em que desejamos uma informação rápida, quando acessamos pela primeira vez o site de uma loja pelo smartphone. Já os aplicativos – instalados no aparelho do usuário – tendem a criar uma relação mais duradoura direcionada a compras recorrentes. Em suma: os dois formatos acabam se completando. Um mobile website pode ser visualizado pela maioria dos smartphones, por outro lado, fica limitado no tipo de integração e funcionalidade que oferece para ser compatível com todos os aparelhos. Já um aplicativo é específico a um tipo de sistema, por exemplo, Android ou iOS, mas pode oferecer uma integração completa. Um aplicativo que incorpore um leitor de código de barras pode facilitar a identificação de um produto sem que o usuário tenha que fazer uma busca”, explica.
Entretanto, para obter sucesso, além de escolher a tecnologia que melhor atenda às necessidades de cada negócio, o lojista deve ter em mente que aspectos como investimentos de baixo custo, capacitação da equipe envolvida, tempo de desenvolvimento, devem ser levados em conta na hora da escolha do parceiro de implantação. Segundo Cunha, a integração desses fatores resulta no que ele assegura ser o segredo para o bom desempenho da plataforma, evitando dores de cabeça no consumidor. “Eficiência é a palavra chave: é melhor ter uma solução mobile com menos funcionalidades, mas que funcione bem. Normalmente a paciência dos usuários com website mobile ou aplicativos com problemas é ainda menor que no computador, e, pequenos problemas podem fazer o cliente apagar o aplicativo ou acessar o site do concorrente”, evidencia.
O executivo acrescenta ainda alguns recursos imprescindíveis para uma plataforma de m-commerce, tais como: checkout otimizado, integração com ERP, atendimento, entre outras tecnologias . “Um excelente sistema de busca com facilidades para encontrar um produto, como um leitor de código de barras, por exemplo, aliado a um sistema de checkout com a menor quantidade de toques possíveis, e o reaproveitamento das informações digitadas, como uma busca dos dados de endereço pelo CEP, são fatores primordiais para o sucesso de um m-commerce. Além disso, o mobile está ligado à agilidade, não faz sentido colocar longas descrições, mas deve-se atentar ao que é importante”, orienta.
Outro dado importante que os lojistas devem levar em consideração é o fato de que as operações mobile oferecem uma integração mais intensa com o cliente, e, por isso, o website mobile ou o aplicativo, deve ter descrito de forma clara e transparente não somente o que tipo de informação ele utiliza, mas, também, de que forma, evitando, assim, que o cliente se assuste e gere uma imagem negativa da marca, evidencia o executivo. “A segurança também é um item de muita importância. A empresa desenvolvedora deve fazer as transferências de dados usando site seguro. Em todos os projetos desenvolvidos pela Viewit, as trocas de informações que incluem qualquer tipo de dados sobre o usuário, trafega sobre um canal seguro criptografado – https -, e sempre que há necessidade de armazenar qualquer tipo de dados no aparelho, é feito de forma criptografada”, afirma e detalha Wilson Cunha.
Categoria: Pesquisas