Passagens do transporte rodoviário ainda são pouco comercializadas pela internet
Apesar de toda comodidade e do crescimento apresentado pelo e-commerce brasileiro, o comércio de passagens do transporte rodoviário ainda não caiu nas graças dos brasileiros, segundo um levantamento apresentado hoje (30/01) pela Auto Viação Catarinense, realizado com voluntários das cidades de São Paulo, Curitiba, Joinville, Balneário Camboriú e Florianópolis.
Dados do estudo ainda mostram que embora 76% dos entrevistados afirmem ter acesso à Web em computadores pessoais ou lan houses, apenas 6% compram as passagens do transporte rodoviário pela internet.
“Atualmente na Catarinense 63% das passagens são adquiridas na própria bilheteria, com pagamento em dinheiro. Já nas compras que demandam a utilização de cartão de crédito, os números são menos expressivos devido à insegurança de algumas pessoas para informar os dados em compras não presenciais. Com isso, apenas 12% das vendas são realizadas pela internet, enquanto por telefone não chegam a 2%”, informa Marcelo Pierobon, diretor executivo da Auto Viação Catarinense.
Pierobon ainda acrescenta que o dinheiro é a forma de pagamento preferencial dos consumidores ao pagar pelas passagens, mas é importante que empresas ofereçam métodos alternativos de pagamentos, como cartões em canais online, por exemplo.
“É uma forma de otimizar o atendimento aos clientes, já que os bilhetes podem ser impressos nos tótens que ficam em nossas salas vip, diminuindo o tempo de espera”, explica.
Categoria: Pesquisas
Quem faz isso é apenas as empresas do Grupo JCA. Eu mesmo já tentei comprar passagens pela internet sem sucesso. Talvez o público desde tipo de transporte não seja acostumado com compras pela web, mas quem é não encontra, aí fica difícil mesmo. Falta também divulgação para que se popularize.