Pesquisa sobre o e-commerce de moda no Brasil
A rede social focada em moda, byMk, apresentou um estudo sobre as tendências do e-commerce de moda no Brasil e os hábitos dos consumidores neste segmento. Foram inquiridos 1.193 usuários cadastrados em sua plataforma.
O estudo revelou certo ceticismo por parte dos consumidores em relação a este mercado. Do total, 25% dos entrevistados afirmaram que dúvidas relacionadas ao caimento e modelo da peça é um entrave para comprarem neste segmento.
Para o especialista em marketing digital, Natan Sztamfater, os diferentes tamanhos de confecção ofertados pelas marcas influenciaram diretamente no resultado, se tornando um entrave para o e-commerce de moda.
“Existe uma grande dificuldade com relação à padronização e medidas do vestuário, pois cada marca tem a sua medida. Com isso, a pessoa não sabe mais qual é o seu tamanho”. Afirma Sztamfater.
Outro fator que contribui para a rejeição é a desconfiança em uma possível não devolução da mercadoria, causa de desistência para 21% destes consumidores.
“A devolução também está ligada à falta de padronização dos tamanhos. Quem compra errado, já não sabe se poderá devolver a peça”, afirma Sztamfater.
Ainda de acordo com o estudo, 12% das pessoas não compram por desconhecerem suas medidas, o que mostra que este mercado tem muito que evoluir.
A segurança foi lembrada por 21% dos entrevistados. No entanto, o índice perderá relevância na medida em que aumenta a confiança do consumidor com o e-commerce, explica Sztamfater.
Dos itens comprados pelos usuários da byMk, 21% compram roupas; 30%, maquiagem; 16%, jóias; 26%, acessórios; 19%, calçados; e 9% adquirem peças de lingerie e praia.
Recentemente, a rede social fechou uma parceria com o clube de compras Privalia, que fará promoções de seus produtos diretamente em seu perfil oficial na byMk.
Categoria: Pesquisas