Pesquisa sobre o e-commerce de compra coletiva no Brasil
A Qualibest, instituto de pesquisa brasileiro, revelou um estudo realizado no início de dezembro sobre o e-commerce de compra coletiva no Brasil. De acordo com o estudo, o site do setor mais lembrado pelos brasileiros foi o Peixe Urbano, sendo citado por 37% dos consumidores consultados, seguido pelo GrupoOn/Clube Urbano, 18%, e Click On, lembrado por 10% das pessoas.
A pesquisa ainda identificou que 21 por cento dos e-consumidores compraram em cerca de 2,3 empresas diferentes. O Peixe Urbano novamente larga na frente com 64 por cento da preferência, seguido pelo GruponOn/Clube Urbano, 50 por cento, e por fim o Click On, com 46 por cento do total.
Dos usuários analisados, a maioria, com 73%, disseram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com as plataformas das empresas. Quando perguntados sobre a qualidade dos serviços prestados pelos fornecedores dos sites de compra coletiva, 78% responderam que estavam satisfeitos. Outra informação que leva a entender que os fornecedores estão fazendo o “dever de casa”, é que 80% dos consumidores afirmaram que certamente voltariam se fossem novamente disponibilizadas promoções daquele mesmo fornecedor. Entretanto, quando indagados se voltariam ao mesmo local sem algum tipo de desconto a porcentagem cai drasticamente para 43%.
O tipo de serviço/produto mais popular neste setor é a gastronomia, sendo consumido por 76% dos consumidores, seguido por cultura (teatro, cinemas e shows), 48%, e estética, com 42%. O tíquete médio da última compra destes entrevistados foi de R$ 70,00. O segmento de estética foi o que apresentou a maior média de gasto com R$ 120,00. Já as compras direcionadas a gastronomia apresentou a menor média, com um valor de R$ 38,00.
O estudo ainda revelou que 64 por cento dos consumidores declararam fazer pelo menos uma compra por mês em sites de compra coletiva. Desses, 76 por cento adquiriu o hábito de comprar neste segmento nos últimos cinco meses, enquanto que 39 por cento realizou sua primeira compra a dois meses.
Categoria: Pesquisas
É espantoso o nível de adesão deste modelo de negócios no Brasil. Estamos falando de algo que surgiu há não mais de 6 meses. Para muitos, já virou cotidiano acessar estes sites para saber qual a oferta do dia. O que é ótimo para o mercado eletrônico em geral. Sem dúvida os sites de compra coletiva estão atuando como um canal de popularização do e-commerce, livrando muitos consumidores do receio de comprar pela internet.
Túlio Zacareli
Jet Tecnologia em Comércio Eletrônico
blog.jetecommerce.com.br
@jetecommerce