Vídeos com conteúdo de humor são os mais eficazes em redes sociais
Um estudo apresentado em outubro pela Jung Group mostra as novas tendências emergentes e padrões do uso de vídeos em sites de redes sociais no mundo. Os resultados do trabalho foram baseados em uma amostra com mais de 13 milhões de visualizações de vídeos realizadas entre 1 de janeiro e 30 de setembro de 2011 por consumidores de diversas marcas que compõe a lista do Fortune 500.
Abaixo elencamos os principais resultados extraídos do estudo:
Humor Funciona: vídeos com conteúdo humorístico são os mais populares dentro deste mercado, sendo responsáveis por 40% das campanhas. Consumidores que assistem a vídeos bem humorados são três vezes mais propensos a clicar quando estão em uma página no Facebook em relação aos que assistem a vídeos de outras categorias.
Celebridades não garantem engajamento: apenas 10% das campanhas de vídeos em sites de redes sociais contam com a participação de profissionais consagrados do cinema ou da televisão. Além disso, eles são menos eficazes no que diz respeito ao nível de interação com as empresas. Os resultados sugerem que os consumidores podem estar mais interessados nas pessoas famosas que nos produtos ou serviços oferecidos quando assistem a vídeos do gênero.
Vídeos muito curtos ou muito longos são os mais eficazes: vídeos com até 15 segundos de duração apresentam as melhores taxas de cliques, mas são pouco explorados pelas empresas. Apenas 10% do total de vídeos publicados em sites de redes sociais possuem este tempo, mesmo sendo 153% mais efetivo em termos de taxas de cliques que vídeos com término entre 16 segundos e 1 minuto.
Similarmente, o segundo formato de vídeo mais eficaz neste quesito são os que possuem mais de 1 minuto, com um desempenho 70% superior em relação aqueles com um tempo de duração entre 16-60 segundos, indicando que este formato não possibilita tempo suficiente para contar uma história envolvente aos olhos do consumidor.
Cresce o poder feminino: De acordo com estudo anterior da Jung Group, realizado em janeiro de 2010, as mulheres foram responsáveis por 57% das visualizações de vídeos em sites de redes sociais. Em 2011, esta proporção salta para 63%.
Faixa etária de 18-44 é maioria: mais da metade (60%) das visualizações de vídeos são realizadas por consumidores com idades entre 18-44 anos, enquanto jovens de 12-17 anos apresentam o maior aumento (48%) no número de visualizações.
Sites de redes sociais apresentam maior interação: Usuários que assistem a vídeos em sites de redes sociais têm mais de três vezes maior propensão a interagir com uma empresa após a visualização que as demais plataformas.
Categoria: Pesquisas