Projetos para redes sociais dominam o Open Hack Day em São Paulo
Os projetos destinados às redes sociais e serviços de localização por GPS dominaram os dois dias (20//3 e 21/3) de programação do Open Hack Day, evento organizado pelo Yahoo! Cinquenta projetos foram apresentados pelos hackers a uma banca formada por profissionais de TI e executivos da empresa.
O aplicativo F-1 Results, desenvolvido pela equipe Social Minds, levou o prêmio do júri especializado e do público. A plataforma apresenta os resultados e estatísticas das corridas de Fórmula 1, além do histórico completo de todos os grandes prêmios já realizados pela categoria.
“Nossa idéia surgiu do site Wii Love Mario Kart. Lá, estão inseridas, estatísticas, chats e a descrição dos competidores de um campeonato realizado por amigos do tradicional jogo da Nintendo”, afirmou um dos integrantes da equipe vencedora, o programador Daniel Rodrigues.
Além de Rodrigues, o Social Minds é formado por Irae Carvalho e Fábio Dan, todos programadores. Para o grupo, que já trabalha com internet há mais de cinco anos, o evento serviu de inspiração para o desenvolvimento rápido de projetos.
“Muitas das coisas feitas num evento como esse demorariam dias se fossem feitas em casa. Com todo o ambiente oferecido aos hackers, os projetos podem ser realizados mais rapidamente”, explica Carvalho. O Yahoo! colocou à disposição dos participantes uma equipe especializada para tirar dúvidas e prestar auxílio aos participantes.
Entre os outros projetos premiados no Hack Day estão o sistema para consulta online de filmes em exibição Filmes.cc, o aplicativo para publicação de slides em microblogs SlideMeme e o Infraero Parser, buscador de dados da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária.
De acordo com as regras do Open Hack Day, os programadores têm 24 horas para desenvolver os seus projetos e dois minutos para exibi-los para público e júri. A versão 2010 do Open Hack Day levou cerca de 250 participantes ao evento, informou a assessoria de comunicação do Yahoo.