Redes sociais terão 800 milhões de usuários em 2012
Segundo um estudo do Institute for Business Value (IBV) da IBM, denominado “Transformando o Papel da Indústria de Telecomunicações”, até 2012 o número de pessoas adeptas as redes sociais devem ultrapassar 800 milhões em todo o mundo. Em junho de 2008, os usuários destas redes já representavam dois terços de todos os internautas.
As ferramentas que estão apresentando maior crescimento são a TV pela internet, comunicação por vídeo, games e VoIP.
As redes sociais já estão sendo utilizadas para realizar a interação entre empresas, clientes e parceiros de negócios.69% dos profissionais usam aplicativos e ferramentas de comunicação para aumentar a colaboração, 55% para tornar a comunicação mais ágil e 36% para reduzir custos de TI.
Os usuários utilizam as redes sociais para contatos pessoais, com preferência para sites como o Facebook eMySpace. 69% tem como objetivo a interação com amigos e familiares, 65% para se comunicar com parentes distantes, 47% procuram amigos que perderam contato e 29% buscam informações sobre música.
Os interesses dos usuários são voltados a vídeos, fotos e conteúdos multimídia, que fazem com que este público acessem a web em seu cotidiano. O desafio das empresas está em desenvolver serviços diferenciados para este público que está surgindo, e ganhando adeptos todos os dias.
Para o comércio eletrônico é importante estudar o comportamento do consumidor para lançar promoções exclusivas e segmentadas para cada público específico, é nos blogs, comunidades virtuais e sites como o Orkut, que os usuários expõe as suas opiniões. Siga as tendências mundiais e comece já a divulgar a sua loja virtual nas redes sociais!