Usuários se preocupam com reputação online
O gerenciamento de reputação online tem-se tornado uma habilidade importante para a geração de novos internautas. Ao mesmo tempo, a preocupação com essa exposição pessoal na web vem caindo, revela pesquisa divulgada pela Pew Internet & American Life Project na quarta-feira (26/5).
O estudo, intitulado “Reputation Management and Social Media”, revela tendências que apontam para o crescimento de atividades relacionadas com o gerenciamento de reputação.
Segundo a pesquisa, 57% dos usuários adultos de internet usam sites de busca para encontrar informações sobre si mesmos online, 10 pontos porcentuais a mais do que em 2006. Monitorar os rastros digitais de outras pessoas também é uma atividade mais comum: 46% desses usuários já pesquisaram na web sobre contatos do passado. Em 2006, esse porcentual era de 36%.
Além disso, as atividades ligadas à manutenção de identidades online cresceram na medida em que as pessoas publicam mais informações em perfis e outros espaços virtuais: 46% dos adultos online criaram seu próprio perfil em sites de rede social – em 2006, eles somavam 20%.
Autocontrole
Nas buscas por si mesmos na web, os internautas que mais se destacam são os jovens adultos (entre 18 e 29 anos): 65% deles realizaram pesquisas desse tipo em 2009. Dos usuários entre 30 e 49 anos, 61% já fizeram tal pesquisa. A faixa menos propensa a escrever seu nome na caixa do Google é a que tem 65 anos ou mais (45%).
A pesquisa da Pew revela ainda que os usuários entre 18 e 29 anos são os que mais tomam medidas para limitar a quantidade de informações pessoais disponíveis online: 44% disseram tomar essa providência, ante 33% dos usuários entre 30 e 49 anos, 25% entre 50 e 64 anos e apenas 20% entre usuários com 65 anos ou mais.
A faixa etária entre 18 e 29 anos também é a que mais altera suas configurações de privacidade. O porcentual dos que disseram ter mudado configurações para limitar o acesso a seus dados pessoais chegou a 71%. Eles também disseram apagar comentários indesejados (47%) e remover seus nomes de fotos (41%).
Ao mesmo tempo, a preocupação com a quantidade de informações pessoais disponíveis na web vem caindo. Em 2009, 33% dos entrevistados disseram ter essa preocupação – em 2006, eles eram 40%. Os que mais se preocupam são os internautas entre 30 e 39 anos (38%). No grupo que tem entre 18 e 29 anos, esse índice é de 30%.
Os números da Pew Internet revelam também que o porcentual dos que tomam medidas para controlar a exposição online vem caindo em todas as faixas etárias – umas mais, outras menos.
Se entre os internautas de 18 a 29 anos 44% disseram exercer tal controle em 2009, em 2006 esse número era de 45%. Entre os que têm de 30 a 49 anos, a queda foi de sete pontos porcentuais, para 33% em 2009; entre 50 e 64 anos, o índice caiu de 32% para 25%; e, entre os que têm 65 anos ou mais, a queda foi de oito pontos, de 28% para 20%. A conclusão da Pew é que internautas com mais idade tendem a não continuar com os ajustes ao longo do tempo.
A confiança nos sites também caiu. Entre os jovens de 18 a 29 anos que usam rede social, 28% disseram “nunca” confiar nos sites. É o maior índice entre as faixas etárias. Entre os usuários de 30 a 49 anos, esse número é de 19% e, entre os que têm de 50 a 64 anos, é de 14%.
Reputação
De acordo com o estudo, a prevalência da monitoração de seus perfis online tem ajudado a criar um ambiente de autopromoção na web. Para a Pew, isso é reflexo do aumento da importância da reputação online, já que 44% dos adultos disseram já ter procurado informação sobre alguém na web, como forma de seleção de serviços ou de aconselhamento profissional.
Também aumentaram as chances de alguém trabalhar numa empresa que tem regras claras sobre como se comportar e apresentar online, e tanto colegas de trabalho como competidores ficam de olho uns nos outros por meio das redes sociais e das ferramentas de busca. O levantamento revela que 27% de todos os empregados que usam internet trabalham para uma empresa com políticas definidas sobre apresentação online.
Sobre o tipo de ajustes feitos no perfil, 56% dos entrevistados já eliminaram contatos de suas redes, uma prática conhecida como “unfriend” (terminar uma amizade) e 36% apagaram comentários que outros fizeram em seu perfil.
A exposição nas redes sociais tem resultado em benefícios curiosos. A chance de ser encontrado por algum amigo do passado dobrou – 40% dos internautas adultos pesquisados disseram ter sido encontrados dessa forma em 2009, ante 20% em 2006. E quase a metade dos adultos online (48%) disseram concordar com a afirmação de que agora é mais fácil fazer novas amizades, pois é possível aprender coisas sobre elas antes que você as encontre.
Para realizar o estudo, o Pew Internet realizou entrevistas por telefone com 2.253 americanos adultos com 18 anos ou mais, entre agosto e setembro de 2009.