Vem aí a Google TV
O Google trabalha com empresas como Intel e Sony, entre outras, para o lançamento da Google TV, que reúne serviços e hardwares, destinados a levar software e conteúdo da empresa para a tela da televisão. A informação foi divulgada ontem (17/3) pelo New York Times.
Segundo o jornal, o Google TV combinará o sistema operacional Android para smartphones (e seus aplicativos) com aparelhos de televisão e set-top boxes (dispositivos utilizados em funções como TV por assinatura). No coração dos equipamentos estarão os processadores Intel Atom.
A informação também foi divulgada pelo Wall Street Journal (em ambas as publicações, foram citadas, “fontes que não quiseram se identificar”). Um porta-voz do Google afirmou que a empresa não comenta rumores.
Além de rodar aplicativos desenvolvidos inicialmente para os celulares, as TV com Android permitirão navegar na Internet, com acesso a serviços de rede sociais como Twitter e sites de fotos como o Picasa, apestando pressionando o controle remoto.
Segundo o New York Times, o Google abrirá a plataforma para TV aos desenvolvedores do Android, com a oferta de um kit de desenvolvimento específico.
Várias empresas já usam Android em dispositivos feitos para TVs, como set-top boxes e aceleradoras gráficas 2D/3D, desenvolvidas com a arquitetura de chips MIPS. O Android foi desenvolvido para trabalhar com núcleos de processamento Arm (o mais utilizado em smartphones), mas algumas companhias conseguiram adaptá-lo a outras arquiteturas de processamento, incluindo MIPS e x86, da Intel.
Categoria: Lançamentos, Notícias