Yahoo põe fim a rede de anúncios para pequenos editores
O Yahoo planeja encerrar um serviço de publicidade que ainda estava em teste, e que permitia a pequenos editores de conteúdo online, como blogueiros, associar-se para exibir anúncios vendidos e distribuídos pela empresa, em troca de uma comissão.
O serviço, chamado Yahoo Publisher Network Beta, fornece anúncios de texto remunerados por clique (pay-per-click) que são contextualmente relevantes ao conteúdo das páginas web dos editores participantes do programa.
Lançado em 2005, o serviço nunca foi além de seu estágio inicial de programa beta para convidados, disse a porta-voz do Yahoo, Kristen Morquecho. Ela recusou-se a dizer quantos editores participavam do programa – disse apenas que o grupo era “pequeno”.
Depois de uma revisão, o Yahoo decidiu que os recursos exigidos para avançar com o programa seriam melhor investidos em outras áreas de negócio, disse Kristen nesta quarta-feira (31/3).
Serviços ativos
O Yahoo Publisher Network Beta não deve ser confundido com uma rede simular de anúncios que o Yahoo mantém para grandes editoras, que permanece ativa, nem com os vários outros serviços que o Yahoo oferece para venda e exibição de anúncios, explicou a porta-voz.
Em um e-mail enviado aos editores participantes, a empresa disse que a Yahoo Publisher Network Beta será encerrada em 30 de abril de 2010, e que os últimos pagamentos de comissão serão recebidos até 31 de maio.
Desde que Carol Bartz assumiu como CEO em janeiro de 2009, o Yahoo tem reavaliado seus produtos e serviços, sempre com de olho na possibilidade de fechamento ou de venda daqueles que não atingem os padrões de qualidade interna ou que a empresa não considera central para seu negócio.
Por exemplo, o Yahoo fechou seu serviço de hospedagem de sites GeoCities e vendeu seu site de classificados de emprego HotJobs para a Monster. Já sua suíte empresarial de comunicação e colaboração Zimbra foi vendida para a VMware.
Categoria: Lançamentos, Notícias