Facebook lidera em logins sociais pelo 8° trimestre seguido
O Facebook (48%) foi a opção mais utilizada no 2° trimestre entre os usuários que optaram por usar uma identidade de rede social para acelerar o registo em web sites, segundo um estudo realizado pela Janrain, em julho de 2012. Outros 30% preferiram utilizar seu cadastro no Google para esta finalidade, seguido pelo Twitter (9%), Yahoo (8%) e WindowsLive, LinkedIn e Pinterest (3%). Este já o 8° trimestre consecutivo que o Facebook lidera em logins sociais. No primeiro trimestre de 2010, a plataforma de Zuckerberg era líder com 23% do mercado.
A popularidade do Facebook é mais evidente em sites de músicas, onde representa dois terços dos logins sociais, enquanto o Google (14%) e Twitter (12%) são menos expressivos. No entanto, a diferença diminui, quando levado em conta sites de varejo. 48% preferem se logar em lojas virtuais utilizando o Facebook, 32% optam pelo Google, 7%Yahoo e 3% Twitter. A Janrain sugere que, a popularidade do Google em sites de varejo, é reflexo da confiança dos consumidores na empresa para resguardar seus dados on-line.
O Facebook (52%) e o Google (27%) também lideram em logins sociais efetuados em aplicativos móveis, seguidos pelo Twitter (13%) e Yahoo (7%). Tanto o Facebook como o Google aumentaram sua participação nesse aspecto em relação ao 1° trimestre, crescendo 3% e 2%, respectivamente, enquanto o Yahoo (-2%) e Twitter (-1%) perderam share.
O relatório da Janrain ainda revela a participação de cada rede social em termos de volume de conteúdo compartilhado. O Facebook também lidera neste quesito, com 53%, seguido pelo Twitter, com 41%. Ainda assim, a representatividade do Facebook recuou 1 ponto percentual em relação ao quarto trimestre de 2011, enquanto o Twitter avançou 2%.
Categoria: Pesquisas