App permite recebimento de Bitcoins no varejo
A BitcoinToYou acaba de lançar um novo aplicativo para o comércio brasileiro. Chamado de Bitcoin PDV, o app permite a lojas e prestadores de serviço receber de maneira instantânea, em reais, pagamentos feitos com o dinheiro virtual, sem complicações ou encargos de câmbio.
“Hoje, já há pelo menos 200 mil usuários de Bitcoins no Brasil e muitas empresas aceitam receber na moeda”, conta André Horta, diretor da BitcoinToYou. “No entanto, na hora de converter para o real, eles enfrentam problemas como demora e sobretaxa. Como a moeda apresenta oscilação cambial grande, em alguns casos isso significa uma perda de dinheiro”, explica.
Com o novo aplicativo, o empresário recebe na hora pelo produto ou serviço vendido. “O cliente transfere seus Bitcoins para a carteira da loja. A conversão para o real é feita, e o dinheiro fica disponível na conta bancária do lojista no mesmo dia”, diz Horta, que ressalta que o app é compatível com qualquer solução operadora da moeda alternativa, ou seja, o pagamento pode ser feito a partir de qualquer carteira virtual. Os comerciantes ainda se veem livres de taxas e protegidos de fraudes.
Um meio de pagamento em ascensão
Um levantamento feito em 2015 mostra que cerca de 150 pontos comerciais brasileiros já aceitam a moeda virtual como forma de pagamento. Para Horta, ainda é pouco. Além da facilidade de transação para clientes internacionais, a opção é um chamariz para um público ligado em tecnologia e sedento por novidades. Com o aplicativo gratuito, o diretor da BitcoinToYou espera aumentar esse número para pelo menos mil até o final do ano.
“Só nós temos uma carteira com 100 mil clientes. E eles querem gastar a moeda aqui no Brasil, por isso investimos no aplicativo”, afirma Horta. Para impulsionar o lançamento, a BitcoinToYou está com uma promoção: quem indicar uma empresa que baixe o app e faça o cadastro completo ganhará R$ 10 em Bitcoins – a oferta é válida para as mil primeiras lojas cadastradas. O BitcoinToYou PDV está disponível para Android. A versão para iOS será lançada em breve.
Fundada em 2010, pioneira no setor no Brasil, a companhia já opera há mais de um ano como um banco de Bitcoins e firmou parceria com a Algar Telecom, uma das maiores empresas de Telecomunicação do país, para permitir a recarga de celular com o dinheiro virtual.
Categoria: Lançamentos