Buzz marketing: criatividade para uma nova demanda de consumidores
Hoje, os profissionais de marketing encontram novas dificuldade para conseguir atingir os consumidores, que estão cada vez mais resistentes às propagandas tradicionais. Dessa forma, a divulgação de um produto/serviço/marca depende cada vez mais da criatividade e da capacidade de inovação de uma empresa. O buzz marketing se profissionalizou exatamente para atender a essa nova demanda. Se antes a disseminação de ideias acontecia ao acaso, hoje já é possível criar e monitorar este tipo de ação de marketing.
A proposta do buzz é encorajar as pessoas a repassar uma mensagem de marketing para outras, criando potencial para o crescimento exponencial na exposição e na influência da mensagem. O antropólogo Robin Dunbar defende que nós temos uma capacidade social limitada: podemos ter autêntico relacionamento social com no máximo 150 pessoas. Claro que existem pessoas que se relacionam com muito mais. Mas quanto mais alto for esse número, menor o conhecimento e a interação entre as mesmas.
Para disseminar uma idéia dentro de um grupo, é preciso saber como eles se comunicam e como estão conectados uns aos outros. Com a internet, estamos em uma rede de contatos enorme! Podemos nos comunicar com nossos amigos, amigos de amigos, amigos de amigos de amigos, e estar acessíveis a todo tempo via e-mail, instant messengers, Twitter, Gtalk, blogs. Com tantas formas para estarmos conectados e cada vez mais em contato (também) virtual com nossos amigos, as ideias espalham-se com muita facilidade. Esse é o diferencial de uma rede distribuída como é a web.
Artigo escrito por Eliane Fronza – jornalista formada pela PUCRS – Agência Gancho