Buzz marketing: criatividade para uma nova demanda de consumidores

| 18/09/2010 - 03:51 AM | Comentários (0)

Hoje, os profissionais de marketing encontram novas dificuldade para conseguir atingir os consumidores, que estão cada vez mais resistentes às propagandas tradicionais. Dessa forma, a divulgação de um produto/serviço/marca depende cada vez mais da criatividade e da capacidade de inovação de uma empresa. O buzz marketing se profissionalizou exatamente para atender a essa nova demanda. Se antes a disseminação de ideias acontecia ao acaso, hoje já é possível criar e monitorar este tipo de ação de marketing.

A proposta do buzz é encorajar as pessoas a repassar uma mensagem de marketing para outras, criando potencial para o crescimento exponencial na exposição e na influência da mensagem. O antropólogo Robin Dunbar defende que nós temos uma capacidade social limitada: podemos ter autêntico relacionamento social com no máximo 150 pessoas. Claro que existem pessoas que se relacionam com muito mais. Mas quanto mais alto for esse número, menor o conhecimento e a interação entre as mesmas.

Para disseminar uma idéia dentro de um grupo, é preciso saber como eles se comunicam e como estão conectados uns aos outros. Com a internet, estamos em uma rede de contatos enorme! Podemos nos comunicar com nossos amigos, amigos de amigos, amigos de amigos de amigos, e estar acessíveis a todo tempo via e-mail, instant messengers, Twitter, Gtalk, blogs. Com tantas formas para estarmos conectados e cada vez mais em contato (também) virtual com nossos amigos, as ideias espalham-se com muita facilidade. Esse é o diferencial de uma rede distribuída como é a web.

Artigo escrito por Eliane Fronza –  jornalista formada pela PUCRS – Agência Gancho

Tags: , ,

Categoria: Artigos, Tutoriais

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.