Como ser um bom Gerente de Redes Sociais

| 05/12/2014 - 07:49 AM | Comentários (0)

social-media

A internet mudou a forma como as pessoas se comunicam e as redes sociais vieram somar nesse cenário, revolucionando a forma como as pessoas se relacionam, se divertem e trabalham.

As redes sociais são cada vez mais utilizadas pelas empresas como ferramentas de SAC e interação com seus públicos. Segundo estudo do Burson-Masteller, 88% das empresas utilizam pelo menos uma rede social para se comunicar com seus clientes.

Apesar de ser um mercado em ascensão, faltam profissionais qualificados na área. Nesse aspecto, o mercado de trabalho vem assistindo a uma crescente demanda por profissionais que ocupem cargos que não existiam até pouco tempo atrás. Coordenadores web, analistas de métricas, webdesigners, estagiários em marketing digital, gerente de mídias sociais; papéis que são importantes para as empresas que se modernizaram e seguiram as novas tendências na internet.

Para ser um bom Gerente de Redes Sociais, por exemplo, não basta ser um heavy user de redes sociais, escrever bem e ser antenado. O profissional tem que ser organizado e disciplinado.

Para facilitar, listamos aqui algumas características do Gerente de Redes Sociais de sucesso:

– Tenha uma presença digital forte: Isso significa saber utilizar as ferramentas como Facebook, Twitter, Linkedin de forma inteligente. Interaja com seus amigos e seguidores. Se faça presente.

– Fique ligado às tendências da área: Hoje na internet tudo acontece muito rápido e a cada dia surgem novas ferramentas que são úteis no dia a dia do Gerente de Redes Sociais.

– Entenda o comportamento do seu consumidor: Nem tudo são flores nas redes sociais. É preciso saber gerir as crises, quando elas aparecerem.

– Seja um bom analista: Analisar bem as informações é crucial para tomar boas decisões.

– Seja sociável e agregador: Comunicação é fundamental, por isso saiba se comunicar com diversas áreas dentro da empresa.

– Seja antenado: Nessa área é importante ficar por dentro das novas tendências tecnológicas e das plataformas que facilitam a rotina do Gerente de Redes Sociais.

Por fim, saiba que a formação de um Gerente de Redes Sociais não acontece de uma hora para a outra. Por isso estude, se especialize, se organize e faça um bom planejamento.

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Mauricio Salvador: Fundador da Ecommerce School. Autor dos livros "Como Abrir uma Loja Virtual de Sucesso" e "Como vender pela Internet sem gastar nada". Mestre em Comunicação e Administração, MBA em Gestão e Estratégias, foi Executivo de Contas pelo Yahoo! Brasil e Diretor de Marketing e Vendas para América Latina na e-bit Informação, atendendo clientes como Claro, Pernambucanas, Wal-Mart, Saraiva, Polishop, Ponto Frio e MasterCard, entre outros. Professor em cursos de MBA (Anhembi Morumbi, FIA, PROVAR e FIT). Deu aulas de Ecommerce e Online Marketing na Univ. da Califórnia. Consultor de clientes no Brasil, EUA e Alemanha. CEO da iHouse ecommerce. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.