Como ser um bom Gerente de Redes Sociais
A internet mudou a forma como as pessoas se comunicam e as redes sociais vieram somar nesse cenário, revolucionando a forma como as pessoas se relacionam, se divertem e trabalham.
As redes sociais são cada vez mais utilizadas pelas empresas como ferramentas de SAC e interação com seus públicos. Segundo estudo do Burson-Masteller, 88% das empresas utilizam pelo menos uma rede social para se comunicar com seus clientes.
Apesar de ser um mercado em ascensão, faltam profissionais qualificados na área. Nesse aspecto, o mercado de trabalho vem assistindo a uma crescente demanda por profissionais que ocupem cargos que não existiam até pouco tempo atrás. Coordenadores web, analistas de métricas, webdesigners, estagiários em marketing digital, gerente de mídias sociais; papéis que são importantes para as empresas que se modernizaram e seguiram as novas tendências na internet.
Para ser um bom Gerente de Redes Sociais, por exemplo, não basta ser um heavy user de redes sociais, escrever bem e ser antenado. O profissional tem que ser organizado e disciplinado.
Para facilitar, listamos aqui algumas características do Gerente de Redes Sociais de sucesso:
– Tenha uma presença digital forte: Isso significa saber utilizar as ferramentas como Facebook, Twitter, Linkedin de forma inteligente. Interaja com seus amigos e seguidores. Se faça presente.
– Fique ligado às tendências da área: Hoje na internet tudo acontece muito rápido e a cada dia surgem novas ferramentas que são úteis no dia a dia do Gerente de Redes Sociais.
– Entenda o comportamento do seu consumidor: Nem tudo são flores nas redes sociais. É preciso saber gerir as crises, quando elas aparecerem.
– Seja um bom analista: Analisar bem as informações é crucial para tomar boas decisões.
– Seja sociável e agregador: Comunicação é fundamental, por isso saiba se comunicar com diversas áreas dentro da empresa.
– Seja antenado: Nessa área é importante ficar por dentro das novas tendências tecnológicas e das plataformas que facilitam a rotina do Gerente de Redes Sociais.
Por fim, saiba que a formação de um Gerente de Redes Sociais não acontece de uma hora para a outra. Por isso estude, se especialize, se organize e faça um bom planejamento.
Categoria: Cases