O Comércio Eletrônico nos Dispositivos Móveis
De todos os tipos de dispositivos móveis com acesso à internet, os telefones celulares são os mais simples, seguidos pelos smartphones e, mais recentemente, pelos tablets (como os populares iPads, por exemplo), sendo estes últimos os mais empregados atualmente em m-Commerce.
As estimativas de crescimento do m-Commerce ainda são muito variáveis e conflitantes, onde os mais importantes eventos do setor de comércio eletrônico prevêem movimentações em mobile commerce para o ano de 2015 que vão de US$ 119 bilhões a US$ 670 bilhões a US$ 1,4 trilhão. Acredita-se que os consumidores móveis devem totalizar 2,5 bilhões em 2015 em todo o mundo. Para 2020, estima-se que já sejam 50 bilhões de devices conectados.
A Ponte Que Conecta Canais
Um consumidor não raciocina com o “canal” de vendas, mas ele usa o terminal que lhe convém, do modo como precisa e disponível onde ele esteja localizado. O desafio é segui-lo através de todos esses canais, propondo-lhe ofertas consistentes, de acordo com a história de sua carreira. Os dispositivos móveis servem de ponte a conectar esses canais, além de poderem reproduzir todo o processo de compra de uma loja on-line:
- Compre mobilidade: resposta rápida a uma necessidade (por exemplo, bilhetes de cinema) ou uma compra por impulso;
- Navegação do catálogo;
- Envio de ofertas especiais, alertas, entregas etc.;
- Geração de código de barras: bilhetes ou cupons;
- Localização do ponto de venda, baseados em localização (por exemplo, restaurantes);
- Uso da câmara: realidade aumentada, leitura de código 2D (códigos de publicidade promocional ou link para um artigo), identificação dos produtos;
- Desmaterialização (substituição) do cartão de fidelidade.
Aplicações Dos Dispositivos Móveis No Comércio Eletrônico
Os dispositivos móveis tem sido aplicados de muitas maneiras no comércio eletrônico, onde se destaca:
Pré-Compra
- para obter informações sobre o produto
- para ler códigos de barras
- para comparar preços
- para realizar classificações e análises
- para encontrar / resgatar um código de cupom
- para receber alertas de vendas on-line e promoções
- para inscrever-se em listas de desejos de compra
- para praticar Mobile Social Commerce
- para navegar no catálogo da loja
- para digitalização de um código QR
- para visualizar fotos de produto, de modo a obter automaticamente informações detalhadas sobre o mesmo
Compra
- para fazer checkin em loja virtual
- para realizar os pagamentos via dispositivo móvel
- para verificar o status de um pedido
- para vendas cruzadas dinâmicas
- para fazer checkout multicanal
- para obter recibos digitais
Dispositivos Móveis Nas Compras Em Lojas Físicas
Os dispositivos móveis também estão sendo utilizados pelo consumidor de diversas maneiras para realizar compras nas lojas físicas, entre elas:
- Comparar preços enquanto se faz compras na loja física
- Verificar as horas de funcionamento da loja
- Localizar uma loja próxima para comprar um produto específico
- Verificar a disponibilidade de um produto em lojas
- Procurar informações do produto on-line durante as compras
- Usar cupons eletrônicos
- Saber mais sobre uma promoção ou evento na loja
- Fazer checkout multicanal
O M-Commerce No Mundo
Pra finalizar, alguns dos mais importantes eventos do setor de comércio eletrônico realizados neste ano, o Shop.org Annual Summit, o E-Commerce Expo (Grã-Bretanha) e o VAD-E-Commerce (Lille, França), divulgaram informações sobre o movimento do mobile commerce pelo mundo, onde destaca-se:
- A Ásia está na frente no uso de mobile commerce (47% no Japão, 43% na China urbana, contra 22% nos EUA e 12% na Europa).
- O Extremo Oriente e a China serão as regiões com maior número de usuários, com uma participação de quase 30%.
- No Japão, 30 milhões de clientes que já usam seu pagamento móvel sem contato com a tecnologia NFC.
- EUA e Europa: o percentual de varejistas com um site móvel era de 4% em 2009, subiu para 12% em 2010 e alcançou 37% em 2011, um salto de 210% em três anos. 51% dos usuários adultos de internet da Europa já realizaram ao menos uma compra a partir de telefones móveis, com 67% destes considerando muito importante a possibilidade de realizar pedidos por meio de dispositivos móveis em sites de mobile commerce (IBM European).
- O m-Commerce já se enraizou amplamente no mercado norte-americano: 80% dos proprietários de smartphone utilizaram os seus dispositivos para ajudá-los em decisões de compras no último ano e 66% compraram algum produto com seus aparelhos, de acordo com estudo da LEK Consulting.
No Brasil, o engajamento dos consumidores da web com o m-Commerce explodiu, com cerca de 79% destes tendo usado algum dispositivo móvel para fins de comércio, pesquisa ou compras. O Brasil estará entre os países onde o m-Commerce decolará em grande escala nos próximos anos? Com mais de 200 milhões de celulares, isto pode significar um dos maiores mercados mundiais no qual os telefones celulares passam a ser utilizados corriqueiramente para realizar pagamentos de serviços de toda ordem.
Categoria: Cases
Muito bom post. Acredito que a ”estrada” para o crescimento do ecommerce nos dispoditivos móveis ainda é muito próspera, as perspectivas para o mercado interno é ótima.