Escolha uma plataforma de e-commerce que dê suporte à operação
No varejo eletrônico chamamos de plataforma de e-commerce o sistema responsável pelo gerenciamento e visualização da loja na Web. É o sistema que nos possibilita criar a loja virtual e também gerenciá-la, incluindo produtos, gerenciando estoques, preços e estoques, além de outras funções que fazem parte do dia-a-dia de um comércio eletrônico.
Em nosso curso de criação de lojas virtuais dedicamos um módulo inteiro para a discussão deste assunto, uma vez que a escolha da plataforma de e-commerce é um dos passos mais importantes em um projeto de e-commerce. Como o sistema é a base de toda a operação de e-commerce, um desalinhamento dessa plataforma com as necessidades do restante do projeto, pode provocar transtornos sérios e até mesmo o fracasso do projeto.
A escolha da plataforma de e-commerce deve ser encarada como um casamento entre o empreendedor e a tecnologia
A escolha da plataforma de e-commerce é decisão chave
Uma plataforma de ecommerce completa, além das ferramentas básicas para a gestão da loja virtual, deve também incluir ferramentas que possibilitem a integração de outras tarefas também importantes para o sucesso de uma loja virtual como, por exemplo, a área de marketing. No check list para escolha de plataforma de e-commerce que disponibilizamos para os participantes do nosso curso, enumeramos uma série deles como:
- Integração com a versão para e-commerce do Google Analytics;
- Ferramentas que possibilitem um bom trabalho de SEO;
- Integração com a principais redes sociais.
A solução de e-commerce atual é muito mais do que simplesmente um sistema de loja virtual, ela deve funcionar como um verdadeiro Hub da atividade do comércio eletrônico e para isso, é essencial que o fornecedor do sistema, seja ele SAAS, Open Source ou uma plataforma exclusiva, agregue todas essas funcionalidades.
A troca da plataforma de e-commerce pode ser traumática
Algumas pessoas acham que podem começar sua loja virtual com qualquer plataforma para depois fazer um upgrade, ledo engano. Quando em nosso trabalho de consultoria em e-commerce investimos muito tempo nessa etapa do projeto, é porque sabemos que um erro nessa parte pode ser fatal. Não existe troca de plataforma de e-commerce sem traumas. Além de questões que envolvem o SEO, existe, por exemplo, uma perda de eficiência no período em que a equipe leva para se acostumar com o novo sistema.
Ao trocar de plataforma de comércio eletrônico, você está, mesmo não querendo, jogando fora toda uma cultura operacional da empresa e isso certamente irá se refletir no desempenho de vendas ou atendimento ao cliente.
Agora que você já tem uma ideia de o que é uma plataforma de e-commerce, certamente irá dedicar o tempo que for necessário para essa escolha para que no futuro, não tenha problemas nesse setor do seu e-commerce.
Categoria: Cases
Alberto, você tem razão quanto ao trauma da migração de plataforma, começando pela base de dados. A Moovin já realizou migração de lojas que estavam na CiaShop, DotStore, Magento, VM2 e outras. Quando temos acesso ao banco de d4ados é possível fazer um “redirect 301” para a nova URL, não perdendo o trabalho de SEO. Quando a loja já possui URL otimizada é possível configurar na própria plataforma para manter as URL antigas, não perdendo indexação.
Quem já possui loja e não quer perder posições no Google basta fazer o “redirect 301” ou manter as mesmas URL.
Referente a cultura e utilização da plataforma, todas as migrações que realizamos para nosso sistema foram positivas, pelo fato da nova Plataforma (Moovin) ser intuitiva e de fácil utilização.
Espero que meus comentários tenha sido uteis para quem pretende algum dia realizar a mudança de plataforma.
Um Abraço.
Anderson Herzer
Moovin Plataforma E-commerce
Boa tarde Anderson,
Esse seu “depoimento” é para utilizar aquela “nova” estratégia de vender seu peixe através de comentários?
Obrigado!
Ueliton,
Meu comentário foi para os lojistas quem não tem o conhecimento do “redirct 301”.
Tenho conhecimento de diversas empresas que não realizam migrações de dados e muito menos tem o conhecimento do redirecionamento de URL.
Espero que com o meu comentário os lojistas possam exigir ao desenvolvedor a migração de seus dados sem a perda de SEO, produtos, pedidos, clientes, comentários e outros. Aproveitei o momento para falar de experiências e casos que tivemos e não houve problemas.
Um Abraço
Boa tarde Anderson
Agora eu entendi sua verdadeira intenção.
Obrigado.
Valeu pelas dicas Alberto!