Problemas na troca da plataforma de e-commerce
A escolha acertada de uma plataforma de comércio eletrônico talvez seja um dos principais fatores para o sucesso de um projeto de e-commerce. Esse é um problema para o qual chamamos muita atenção em nosso cursos, a escolha da plataforma de comércio eletrônico a ser utilizada, já que atualmente existem diversas opções no mercado e esse processo pode vir a se tornar bastante confuso. Tamanha preocupação procede, uma vez que a mudança de plataforma de e-commerce pode ser bastante traumática para o andamento do negócio.
Se o projeto está no início é importante que a escolha da plataforma comércio eletrônico tenha uma visão de longo prazo, para que a saturação dos recursos do sistema em função do crescimento do negócio não obrigue a uma mudança de plataforma. Se a loja virtual já está em operação e chegou-se a um ponto em que a migração para uma nova solução se faz imperiosa, não há outra alternativa a não ser se preparar para momentos delicados e arriscados.
Principais problemas com a mudança de plataforma de comércio eletrônico
Não é apenas uma questão de mudar de sistema, cadastrar todos os produtos de novo e pronto, está resolvido o problema. Se a questão fosse apenas esta, seria fácil. As implicações vão muito além disso. Vejamos então algumas dessas implicações de maior impacto sobre uma operação de e-commerce já estabelecida:
1 – Impacto sobre os clientes habituais da loja virtual
O primeiro impacto da mudança de plataforma de e-commerce será junto aos clientes habituais da loja que encontraram um ambiente completamente diferente, em termos de layout e disposição de opções, ao que estavam acostumados a navegar na versão anterior da loja. Isso pode trazer algum tipo de desconfiança em relação ao negócio e prejudicar a conversão em vendas. A intimidade com o layout de uma loja virtual pesa no quesito confiança e por isso é necessário preparar o seu público para a mudança. Abaixo enumeramos algumas ações que podem reduzir esse impacto:
- Comunique aos seus clientes que a loja estará de “cara nova” a partir do dia Tal;
- No dia do lançamento da nova versão, envie um e-mail marketing para a sua base avisando da mudança;
- Anuncie a mudança nas redes sociais;
- Crie uma “promoção de lançamento” do novo layout.
2 – Problemas com a estratégia de SEO no e-commerce
Essa talvez seja uma das piores consequências da troca de plataforma. Se a estrutura das URLs de produtos for alterada, e isso acontece em 99,9% das situações, você correrá o risco de perder importantes posições nas páginas de resposta dos buscadores como Google, Yahoo e Bing. O problema não se restringe a mudança de URL, pois mudanças na estrutura das páginas de produtos na nova plataforma também irão influenciar no seu posicionamento. Resultado, uma estratégia de SEO que consumiu muito investimento e tempo jogada fora.
A questão do SEO pode ser resolvida através da criação de redirecionamentos – Redirect 301 – das páginas antigas para as páginas novas, mas mesmo assim essa estratégia ainda pode causar algumas perdas em termos de posicionamento nas páginas de respostas dos buscadores. Portanto, esteja preparado para ver parte do seu trabalho de SEO no e-commerce ser perdido. É quase inevitável.
3 – Migração dos dados de clientes
A migração dos dados de clientes e vendas é outro fator preocupante. Os cadastros não podem sofrer nenhum tipo de dano sob pena de ocorrerem sérios transtornos não só na área operacional como também à experiência de navegação dos clientes. Imagine um cliente tentando fechar uma compra e ao digitar sua senha ela não é aceita pelo sistema. Pior, ao solicitar o reenvio da senha verifica que ela não chega a sua caixa de e-mail.
Um outro cuidado que deve ser tomado é com o histórico de vendas. Com a utilização cada vez maior do histórico de vendas dos clientes na montagem de ofertas e promoções personalizadas, perder essa base de dados significa começar do zero todo um processo de conhecimento dos hábitos dos clientes que leva tempo e que é de suma importância para aumentar a taxa de conversão da loja.
4 – Adaptação à nova ferramenta
Esse é um outro fator perturbador no processo de migração de plataforma. É natural do ser humano a resistência ao novo, mesmo que plenamente convencido de que o novo é a melhor opção para ele. A falta de intimidade com a nova plataforma pode causar uma quebra do ritmo de trabalho em função da curva de aprendizado. Isso pode gerar problemas, principalmente se acontecer perto de datas comemorativas, onde o ritmo de trabalho chega a ser frenético. O treinamento prévio é essencial nesses casos porque é inviável para uma operação de e-commerce a adoção do método de “aprender na prática”.
Uma solução para isso pode ser a criação de uma loja piloto em um ambiente interno ou de teste na própria web – inacessível aos buscadores – para que a equipe responsável pela gestão do sistema tenha oportunidade de treinamento sem que possíveis, e prováveis, erros acarretem algum tipo de prejuízo.
Esses são apenas alguns motivos para que a escolha da plataforma de e-commerce seja profundamente analisada tanto na etapa de planejamento da loja virtual quanto durante a operação normal do empreendimento. Uma coisa é certa, não existe troca de plataforma sem trauma.
Categoria: Cases
Concordo com tudo que foi dito. Realmente a migração para outra plataforma não é tranquilo, mas se esta disponibiliza alguma exportação de dados para a nova plataforma, ela pode importar os dados de produtos e clientes (se houver abertura pra isso), ou ser importada pelo seu software back office e-commerce ou ERP, desde que este tenha integração com a nova plataforma, minimizando e muito os impactos da transição.
Parabéns Alberto Valle, achei a matéria excelente.
Se alguem precisar de consultor, sistemas, layout, projetos e logistica de ecommerce minha empresa trabalha com as lojas FARM RIO, Cantão, Kenner e Redley. O ecommerce dessas empresas foi desenvolvido por nossa equipe. Nosso sistema conversa com o LINX para controle de produtos, estoques, pedidos e outras informação. Meu email pessoal é [email protected]
Nossa empresa realizou migrações de uma Plataforma Alugada (DotStore), importamos todos produtos com preços, titulo e imagens.
Para clientes, apenas a senha não foi possível importar, a DotStore não exporta esse campo, então quando o cliente tentava logar-se com seu e-mail e senha ele caia na tela de cadastro, com um aviso da migração do site. Na tela de cadastro o cliente precisava apenas preencher a senha, as outras informações estavam disponíveis da importação, nessa mesma tela o cliente havia possibilidade de alterar seu cadastro.
A loja não teve nenhum prejuízo e dor de cabeça, realizamos as alterações com cuidado e cautela. A loja Virtual em 3 meses encontrava-se no Google melhor posicionado que anteriormente.
Se precisar migar de plataforma entrem em contato: [email protected]
http://www.tchestudio.com.br
Oi Anderson
Muito interessante o trabalho que vocês fizeram, mas os problemas não acabam ai. Existe todo um trabalho de entrosamento com a nova plataforma e principalmente reposicionamento nas ferramentas de busca. Essa é talvez a parte mais complicada, pois envolve profundos conhecimentos de SEO para que posições não sejam perdidas.
Bom saber que vocês fazem esse tipo de migração. Já foi para o meu caderninho de recomendações.
Um grande abraço
Alberto Valle
@BettoValle