Escolher a plataforma certa para o e-commerce é vital

| 24/05/2011 - 00:48 AM | Comentários (4)

A relação entre qualidade de plataforma e evolução da loja virtual é determinante para o crescimento dos negócios no mundo do e-commerce. Um erro muito comum dos empreendedores é escolher a ferramenta pelo melhor preço, sem ponderar se aquele produto vai atender as demandas futuras de um negócio que tem muitas possibilidades de se tornar grande em pouco tempo. Esse é um caráter específico do setor, que há anos vem superando as expectativas – em apenas cinco anos, o faturamento subiu cerca de R$ 10 bilhões. Ter uma plataforma robusta é parte crucial de um bom planejamento.

Para levar o projeto de e-commerce ao ar, o empresário precisa estabelecer o público-alvo, analisar os investimentos financeiros e, principalmente, definir os objetivos do empreendimento. Apenas com o diagnóstico será possível ter uma loja completa, pronta para atender as necessidades de hoje e de amanhã. O desafio realmente está em ter um sistema de e-commerce alinhado aos planos do lojista.

Escolher a plataforma certa para o e-commerce é vital

Funcionalidades

A funcionalidade da plataforma deve ser o ponto orientador da escolha. É indispensável que ela seja compatível com soluções de segurança, o que é bom para os lojistas tanto quanto o é para os e-consumidores, que não compram se não estiverem em ambientes seguros e certificados. Outro aspecto que deve ser contemplado é se ela agrega as diversas formas de pagamento.

A JET e-Commerce, que já está no mercado há mais de dez anos, tem um sistema próprio de gateways de pagamento. Sem necessidade de sistemas intermediários, o pagamento é feito diretamente na plataforma de vendas da loja virtual. Esse é um diferencial que traz resultados positivos no número de pedidos fechados com sucesso. Com tantas opções, o cliente se sente assessorado, o que resulta em uma melhor taxa de conversão para a loja virtual.

Mas, de acordo com o diretor de engenharia de software da JET, Fernando Mansano, o contratante deve buscar ainda uma ferramenta que possibilite integração com os sistemas das lojas física e virtual, como o Enterprise Resource Planning (ERP), traga os conceitos das melhores práticas, estabelecidas por institutos de certificação de qualidade de software, e acompanhem as necessidades dos clientes, seja para daqui a seis meses ou cinco anos.

Flexibilidade e inovação

O menor custo na contratação de uma empresa provavelmente vai gerar prejuízos no futuro. A correção de ‘bugs’ pode acarretar na queda de faturamento e atrapalhar todo o processo do e-commerce. Mansano explica que a plataforma também está diretamente ligada aos bons resultados na busca orgânica de lojas virtuais, prática conhecida por SEO, que gera maior fluxo de e-consumidores na empresa. Cada vez mais exigentes, eles esperam segurança e inovação, o que só pode ser garantido em uma plataforma de alta performance e flexível para mudanças. “A plataforma é o alicerce para a expansão do negócio com segurança, robustez e tranquilidade, garantindo assim a lucratividade da empresa”, conclui.

Tags: , , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Talita Macário: Talita Macário, formada em Jornalismo e pós-graduanda em Gestão de Comunicação Organizacional e Eventos, é assessora de imprensa da JET e-Commerce, empresa especializada em desenvolver plataformas sob medida para comércio eletrônico em todo Brasil. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comentário (4)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Reinaldo Silva disse:

    Acho melhor você pesquisar melhor sobre SEO antes de fazer publicidade de lojas virtuais que são ruins nesse quesito.

  2. Roberta disse:

    No texto, de forma bem clara, está citada a importância que uma plataforma completa traz para os resultados de busca orgânica em sites de buscas, com a opinião de um profissional de e-commerce. Não há, em nenhum momento, referência ao produto da empresa contatada. Talvez você não tenha entendido o que diz o texto.

  3. vinicius marques disse:

    Parabêns pelo o artigo!!! Porém gostaria de fazer algumas ressalvas, pois o post leva o internauta que na maioria das vezes fica perdido em meio a tantas opções de plataforma na internet, na hora de criar sua loja virtual. Este artigo no fundo tem a intenção de levar o internauta a escolher a plataforma da Jet Commerce, ate aqui nada contra, pois é uma estrátegia muito utilizada na internet, agora dizer que as plataformas Open Sources são menos seguras que plataformas proprietarias não é uma verdade absoluta, uma vez que o sistema mencionado (OsCommerce) foi praticamente descontinuado, mais ainda existe plataformas OS como Magento que foi adiquirida a pouco pelo eBay que são muito avançadas, e sobressaem sobre muitas outros sistemas, o que leva em consideração é o nivel da equipe envolvida na implementação, integração de modulos e sistemas externos como um ERP.

    Mais o que acho que deve é haver bom senso e uma analise especifica para cada caso, ou seja, pode haver situações em que uma plataforma Open Source será a melhor opção CUSTOxBENEFICIO, teremos também casos em que SaaS se encaixará melhor com os objetivos do empreendimento online, assim como também a possibilidade de desenvolvimento próprio também em casos onde se tem recursos para tal.

  4. Portifolioweb! disse:

    Muitas empresas oferecem plataformas, mas o empreendedor tem que analizar são vários detalhes, pensando em seus produtos, na logística e ERP. Depois vai ter gastar uma fortuna para se ter uma ERP integrado com sua loja virtuale outras aplicações.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.