Precisa trocar de plataforma? Veja quais os principais traumas na mudança

| 19/09/2011 - 09:37 AM | Comentários (3)

Uma tarefa muito difícil no momento de montar a loja virtual é definir a plataforma de e-commerce. Nem sempre o novo lojista tem um plano de negócios bem elaborado e não faz ideia das dimensões do novo negócio.

Como escolher a plataforma adequada sem ter ideia da capacidade de venda?

Realmente não é uma tarefa fácil, mais difícil ainda é trocar de plataforma depois que a loja está vendendo. É quase como você tentar passar de um carro para o outro, em pleno movimento.

É muito comum os lojistas começarem com uma ferramenta menor, sem flexibilidade e mais barata. No decorrer do negócio percebe-se que poderia vender muito mais se tivesse uma plataforma melhor, e, nesse momento, chega a hora da troca da plataforma.

Quando se inicia o processo de troca, é praticamente como se estivesse começando do zero, sendo necessário planejamento, pessoas especializadas e muito esforço. Veja os pontos críticos deste processo:

  • Gerenciar o projeto. Um dos pontos mais críticos de todo o processo, pois a troca da plataforma significa começar de novo, exigindo o gerenciamento como um novo projeto. É necessário entender quais as atividades e seus responsáveis, lembrando que sempre são várias empresas envolvidas.
  • A migração de dados dos produtos, geralmente, é um passo extenso e delicado, pois muito provavelmente os dados que estão na antiga plataforma não seguem o mesmo modelo para o cadastro da ferramenta nova. Neste momento será feito o trabalho de re–cadastro, análise das imagens e adequação do conteúdo.
  • A migração dos dados dos pedidos quase nunca é possível, muitas vezes devido às diferenças nos modelos entre as plataformas. Porém, se o lojista tiver um ERP integrado, esse problema é minimizado.
  • É necessário pensar na integração com a nova loja, pois demanda tempo e dinheiro. Muitas vezes o lojista inicia a implantação de um ERP adequado ao negócio, fazendo assim com que a troca da plataforma se transforme ainda mais em um projeto complexo.
  • Trabalhar a equipe para aprender a manusear na nova ferramenta e colocá-los na mesma sintonia da empresa não é uma tarefa simples. Toda mudança gera um desconforto e aumento de trabalho.
  • E o cliente que acessa essa nova loja? Ele precisa ser comunicado da mudança para minimizar o risco de estranhar sua primeira visita e não realizar a compra.
  • SEO (Search Engine Optmization) – Dependendo da tecnologia da nova plataforma, será necessário começar do zero. Isso mesmo, tudo que estava feito na ferramenta anterior poderá se perder. É claro que com uma boa plataforma e com uma integração bem trabalhada, rapidamente será possível recuperar e melhorar.
  • Por último, o ponto que geralmente gera mais conflitos: o alinhamento de expectativas. O lojista não imagina todo o trabalho que terá e se depara com todas as dificuldades citadas acima e, ainda, pode passar por um período de queda no faturamento, mesmo com consciência de que a nova ferramenta trará mais lucro a médio e longo prazo.

Na maioria dos casos em que as empresas querem manter ou acelerar seu crescimento, trocar para uma nova plataforma não é uma opção. Portanto, o ideal é fazer uma escolha assertiva desde o início de sua operação de comércio eletrônico para não ter que passar pelo trauma da troca.

Carolina Soares é Consultora de Vendas da VTEX (www.vtex.com.br )

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Categoria: Cases

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Comentário (3)

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  1. Pedro Paulo disse:

    Nunca precisei e nem pensei em mudar a plataforma de nossa loja, pois acredito que uma mudança desse nível na empresa modificaria completamente nossa rotina e principalmente produtividade. Depois de ler essa matéria consegui enxergar ainda mais as dificuldades de uma mudança de plataforma e vejo que nossa escolha há oito anos atrás de investir em uma de ponta nos trouxe bastante benefício. Parabéns por abordar pontos que nem mesmo eu como um lojista não alcancei essa visão dos tantos níveis de dificuldade que é migrar de plataforma. Portanto fica aqui o conselho: mesmo que exija um pouco mais de esforço investir numa plataforma de ponta, vale a pena escolhê-la para obter efeito positivo a longo prazo.

  2. Anderson Fagundes disse:

    Apenas uma correção sobre SEO. Em uma troca de plataforma ou QUALQUER alteração que envolva mudança nas URL’s do site, existe um grande risco de perda sim, mas há uma solução para não ter que começar do zero, que seria fazer um redirecionamento permanente (status http 301) de todas as URL’s da plataforma antiga para a respectiva nova.

    Se os SKU’s ou ID’s (atributo da URL que identifica os produtos e categorias) se mantiverem, dá pra criar uma regra (Expressão Regular) para redirecionar tudo automaticamente. Se não se mantiverem, será necessário um levantamento manual de todas as URL’s antigas e suas respectivas na nova estrutura.

    É bem trabalhoso mas vale a pena para manter os resultados de SEO que são arduamente conquistados ao longo de muito tempo de trabalho.

    • Osmar Busch disse:

      Uma correção na sua correção: Não é necessário SKU ou ID na url amigável para fazer redirecionamento, O SKU ou ID somente vai otimizar visto que a busca por índice número á mais eficiente, mas a busca pode ser pela string amigável. Faz favor! Em terra de cego, quem é cego é cego.

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