Fidelização de clientes no comércio eletrônico
Aqui na agência tenho a política de ir muito a campo visitar meus clientes para saber o que está acontecendo no mercado. Afinal, não há nenhum termômetro melhor para isso do que eles, que estão lá na linha de frente, vivenciando o dia a dia do mercado. E nessas visitas, uma coisa que tenho ouvido muito de uns tempos para cá é a seguinte pergunta:
Fiz um levantamento do histórico de minhas vendas e percebi que 99,9% do meus clientes somente compraram uma vez em minha loja e não mais voltaram. Isso é normal?
A resposta é bem óbvia: Claro que isso não é normal. Se isso ocorre, há somente um grande significado… Sua empresa não está fidelizando seu cliente como deveria.
Quando ouço a fatídica pergunta, logo retruco com algumas outras, e chego a uma conclusão: todos – isso mesmo, TODOS, respondem afirmativamente a no máximo duas perguntas. E tal conclusão não é, de forma alguma, satisfatória. É algo muito triste. Veja as perguntas que faço:
- Após enviar o produto a seu cliente, você se preocupou em enviar um e-mail perguntando o que ele achou do produto? Ou mesmo para perguntar se ele recebeu o produto? Afinal, atrasos acontecem, mas você está mostrando sua preocupação para com o seu cliente.
- Você tem uma política de troca & devolução acompanhando sua mercadoria e não somente exposta em uma página perdida dentro de sua loja?
- Em casos de RMA (termo usado para devolução de mercadorias com defeito) você tem um projeto de Logística Reversa para retirar a mercadoria do seu cliente? Ele não tem culpa se a mercadoria foi com defeito. Além do mais, isso mostra que ele está trabalhando com uma empresa séria e que se preocupa não somente em vender, mas em solucionar os problemas.
- Você tem respondido aos e-mails de seus clientes em um tempo hábil de, no máximo, 24 horas após recebê-lo?
- Você alguma vez lembrou-se de enviar uma newsletter não só comercial, mas de bonificação para o seu cliente pelo aniversário dele?
- Você sabe identificar por que determinada região do Brasil compra mais do que qualquer outra o seu tipo de produto?
- Você já pensou em colocar em seu site uma área com um conteúdo mais abrangente sobre o seu tipo de produto, tornando-se referência quando seu cliente precisar saber de algo desse tipo?
- Você tem um CRM para acompanhar tudo o que seu cliente fez dentro de sua loja? Não falo em necessariamente ter um sistema caro, mas da necessidade de ter relatórios sobre o que o seu cliente faz na loja.
- O seu produto é um produto que tem venda única? Então por que não vender acessórios, ou derivados, dele para que seu cliente volte à loja? Por exemplo, quem compra um iPhone com certeza precisará de acessórios para ele, concorda?
- Você tem renovado o seu estoque com novidades e informado seu cliente disso?
- Você fica de olho no seu concorrente para saber o que ele está fazendo e, a partir daí, cria uma estratégia única, somente sua, e diferenciada para seu cliente?
- Você já pensou em criar um programa de fidelidade?
Tantas perguntas poderiam ser resumidas em apenas uma: Você tem fidelizado seu cliente?
Está mais do que claro e óbvio que o comércio eletrônico é o mercado da fidelização e não somente da empolgação para o internauta.
Tenho certeza de que é possível fidelizar um cliente, se uma loja online alcançar ao menos 50% do que proponho com essas perguntas acima. Com isso, o cliente não fará apenas uma compra, mas retornará para novas compras. Assim, consequentemente, a empresa aumentará o faturamento, pois além de seus clientes novos ainda terá os antigos comprando novamente e, mais que isso, indicando novos possíveis clientes.
Uma coisa é certa, não há nada melhor e mais satisfatório para um empresário do que ver que seu cliente voltou. Melhor ainda do que qualquer valor que ele venha a gastar, o prazer de saber que ele voltou não tem igual!
Categoria: Cases
Ótimo, Robson.
Reclamar não é uma atitude empreendedora. Fazer melhor sempre o é.
Adorei as perguntas.
Abraços!
Muito importante todas suas colocações, porém os lojistas normalmente não possuem pessoas qualificadas ou tem o problema da falta de tempo. Por esse motivo na Moovin (www.moovin.com.br) possuímos uma equipe especializada em tecnologia e automatizações de processos manuais, como por exemplo:
- A plataforma e-commerce identifica de forma automática quando o comprador recebe do pedido, solicitando uma avaliação do produto e do atendimento. A Plataforma gerencia o pós-venda do Lojista.
- Controlar os e-mail enviados pelos clientes via outlook e webmail começa a ficar inviável para saber o tempo médio de resposta, a Moovin desenvolveu um sistema de controle de mensagens, armazenando todo histórico do contato.
- Algumas plataforma por incrível que pareça ainda não efetivam o envio de newsletter na data de aniversario de seus clientes, conheço lojista que ainda efetuam manualmente esse trabalho, esse foi um dos primeiros módulos que foi desenvolvidos pela Moovin.
- O CRM é de parche na plataforma, o lojista pode visualizar na ficha de seu cliente os dias e horários acessou a loja virtual e também as seguintes informações: Produtos e categorias visitadas, além de saber os produtos adicionados no carrinho de compras e os adicionados e removidos. Com isso a plataforma de forma automática realiza o envio de e-mail marketing personalizado para cada cliente.
- O programa fidelidade existe a muitos anos na plataforma, porém nunca havíamos visto muitos resultados positivos com ele. No ultimo semestre desenvolvemos um novo sistema de bonificação e de fidelidade que traz ótimos resultados aos lojistas.
Há outros diversos métodos de fidelização dos clientes que utilizamos com os clientes que utilizam a plataforma Moovin.
Um forte abraço a todos.