Fluxo Gateway e Antifraude
Poucas lojas virtuais entendem que o fluxo entre Gateway de Pagamento e Sistemas de Antifraude é, sim, um ponto importante e que requer cuidados para evitar gastos desnecessários e, até mesmo, possíveis problemas com operadoras de cartão de crédito.
A orientação de fluxo que indico é assim:
Pedido Captado -> Sensibilização do crédito (utilizado apenas para reservar o crédito do cartão, garantindo que o cliente tenha limite) – (Gateway).
Pedido Sensibilizado?
NÃO -> Cancela -> Fim;
SIM -> Antifraude
É Fraude?
SIM -> Cancela -> Fim;
NÃO (PEDIDO LEGÍTIMO) -> Captura crédito (Gateway) -> segue processo de fulfillment.
O fluxo acima demonstra alguns passos que raramente são vistos em plataformas de eCommerce. O mais comum é passar no Gateway já capturando o crédito do cartão e, após, há a validação para conferir se o pedido é fraude ou não. Se for legítimo, tudo bem. O problema ocorre quando ele é detectado como possível fraude, ou seja, quando este pedido deve ser cancelado.
Primeiro, o varejista já pagou uma transação full para o Gateway, gastando mais que deveria. Segundo, ele já registrou a venda no cartão do cliente, que agora deverá ser estornada. Poucos sabem, mas se o índice de estorno de cartão de crédito passar de 1% das transações, a operadora pode cancelar o contrato com o varejista e, se isso ocorrer, certamente ele gastará um bom tempo para contornar esta questão.
Já vi outras lojas que gastam com antifraude sem antes sensibilizar o crédito. Deste modo, a conta do antifraude vai às alturas, pois os pedidos cujo crédito não é suficiente para a realização da compra ou, algo que é mais comum ainda, pedidos com digitação errada dos números do cartão, deverão ser pagos.
Você pode estar se perguntando: “Mas no fluxo sugerido pagarei o dobro de transações de Gateway. E aí, como fica?”.
Resposta: Já há disponíveis no mercado gateways profissionais que, ao utilizar a sensibilização do crédito (autorize) e depois capturar (capture), cobra um valor inferior ao transacionado: o “autorize” (em torno de 30%) e o complemento no “capture” (complemento de 70%). O ganho esta justamente nisso – você terá uma economia de 70% do valor do Gateway para pedidos identificados como fraudes. Para e-commerces com muitos pedidos, certamente o valor economizado no final de cada mês é bastante significativo.
Categoria: Cases
Excelente dica, típico conheimento detalhado de pratica que nem sempre é compartilhado. Parabens!
Rodrigo, recentemente tive problemas de fraude através da plataforma Cielo. Todas as vendas foram autorizadas e capturadas pelo Cielo.
Eu enviei a mercadoria e agora depois de 4,5 meses as vendas, algumas, foram contestadas pelos “supostos” portadores dos cartões.
Enviei a documentação para o Cielo que comprova o envio da mercadoria, porém estes informaram que a documentação não é válida e ameaçam debitar os valores da minha fatura de vendas.
Pergunto, a plataforma Cielo, não sei se vc conhece, é gateway?
Isso pode acontecer mesmo depois de receber uma autorizaçao e a captura dos dados?
Agradeço se puder me ajudar a esclarecer.
estamos com o mesmo problema a Cielo reconhece a compra depois debita quando os clientes contestam as compras, qual seria a melhor solução para nós neste momento pois estamos com poucas transações?
Gostei, obrigado pela dica!
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