Geração de Conteúdo – subproduto do Marketing Digital

| 10/12/2013 - 08:56 AM | Comentários (2)

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Uma simples definição para o Marketing Digital, pode-se dizer que é a prática de promover produtos ou serviços através da utilização de canais de distribuição eletrônicos para chegar aos e-consumidores rapidamente, de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.

Habitualmente é conhecido pelas pessoas através de algumas de seus subprodutos. É comum vermos muitas ações em torno de temas como Mídias Sociais, E-mail Marketing e SEO (Search Engine Optimization), dentre outras.

Para cada uma desses subprodutos é apresentada inúmeras funcionalidades, por exemplo, em Mídias Sociais, é abordada a importância do monitoramento e as vantagens do relacionamento com e-consumidores, em E-mail Marketing, analisa-se o retorno gerado pelo envio de e-mails através de relatórios e gráficos, para otimizar cada vez mais as campanhas e em SEO, fala-se da busca por palavras chave, de otimização de page titles, headings e diversos outros itens.

No entanto, existe uma ação que é tão importante quanto as já mencionadas e que faz a ligação entre todos os subprodutos do marketing digital e merece ser muito mais comentada do que de fato o é. Se eu tivesse que apostar todas as fichas em uma única ação seria na Geração de Conteúdo.

Conteúdo – otimiza resultados

A Geração de Conteúdo deve ser prioridade para o seu negócio. Produzir conteúdo com relevância faz com que você se torne referência para seu público e com isso otimiza seu site para buscadores posicioná-los melhor nas buscas orgânicas.

Buscadores como o Google basicamente analisa os sites sob dois aspectos: a compatibilidade da pesquisa do usuário com o conteúdo da página e a importância do site, o quanto ele é uma referência confiável ou não – Google Pagerank. Embora envolva outras variáveis, o Google Pagerank é medido pela autoridade dos links que a página recebe. Por mais que o estudo de palavras-chave seja feito, que os títulos, headingslinks internos estejam otimizados para essas palavras, de nada valerá se a sua página não tiver relevância diante do Google. Gerar conteúdo de qualidade é garantia de receber bons links e aumentar seu Pagerank.

Quem gera conteúdo exclusivo é visto como uma referência, pois coloca o seu conhecimento à prova e está sujeito a cometer erros e receber criticas.

Entretanto, se sua empresa quiser ser vista como referência, é importante que ela gere conteúdo e demonstre que conhece bem seu mercado de atuação e hábitos dos seus e-consumidores.

A Geração de Conteúdo é um trabalho de longo prazo e quanto mais cedo começar, mais cedo vai conseguir resultados. Não vale atirar para todos os lados e produzir conteúdo aleatório, é preciso planejamento e pesquisas para gerar  conteúdo de qualidade, daí a importância de ter profissionais especializados para esse trabalho.

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Categoria: Cases

Sobre Marco Aurélio de Paula: Bacharel em Engenharia pela UNIP, Pós-Graduado pela FAAP em Master da Informação Digital e do Conhecimento e Mestrado do mesmo curso pela Université Paul Valévy em Montpellier lll. CEO do Grupo iDOC e Executivo de Vendas e Marketing há mais de vinte anos nos setores de Varejo, Financeiro, Educacional e Serviços em empresas como: Walmart, P&G, Unilever, 3M, Boticário, Electrolux, PayPal, Dufry, dentre outras contas. Indicado e finalista pelo terceiro ano consecutivo de prêmios como: Awards e-Show 2014 em Conteúdo Digital, ABCOMM em 2015 Profissional de Destaque Inovação Digital e Digitalks 2015 como melhor profissional de Content Marketing. Ver mais artigos deste autor.

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Comentário (2)

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  1. Gustavo Meirelles disse:

    O conteúdo de qualidade é atualmente um dos fatores primordiais para o sucesso de qualquer ação de marketing que visa a exposição. É o cenário em que as marcas se tornam verdadeiros consultores e não mais simplesmente vendedores.

  2. CAPPE disse:

    Excelente artigo Marco Aurélio!
    Sou diretor comercial da empresa CAPPE material médico-hospitalar e trabalhamos no ramo do franchising com Licenciamento de Lojas Virtuais. “Bato sempre na tecla” de que a geração de conteúdo é a ação principal que um empreendedor do mundo virtual deve ter.

    CAPPE material médico-hospitalar
    http://www.cappefisio.com.br

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