O Melhor Horário para Enviar Email Marketing
Existem sempre estudos que nos indicam os momentos mais propícios para enviar conteúdos para os clientes, já vi matérias falando a respeito de melhor horário para: postar no Twitter, publicar conteúdo no Facebook, publicar um artigo no Blog, entre outras tantas variantes, só existe um único diferencial desses canais que é interação por demanda, no caso do email marketing a interação é demanda por anuência prévia.
Analisando o email marketing como um canal, primeiramente chegamos à conclusão que em questão de ROI (retorno sobre investimento) é o mais alto de todos, porém essa singularidade só é alcançada quando a utilização dessa via de marketing é empregada corretamente. Por conta das propagandas com informações que são sempre anunciadas, onde o email marketing funciona melhor que qualquer outra forma de marketing digital e o investimento pode até ser praticamente zero, é o que faz os números de SPAMs crescerem absurdamente, e pior ainda cada vez criar uma descrença por parte dos clientes no canal.
Em nossos emails da DragonSoft recebemos a média diária de 3000 emails considerados SPAMs, e porque mantermos vários apelidos, podemos verificar a larga quantidade de disparos indiscriminados, ou seja, recebemos muitas vezes dezenas de emails iguais somente com o destinatário alterado, e o mais incrível ainda, muitas vezes são criadas mutações de nossos endereços sem mesmo nunca terem existido. E indo além, essa prática está totalmente indiscriminada até pelos grandes lojistas virtuais, que estão utilizando através de “terceiros” e lotando as caixas postais com propaganda indesejada.
É importante esclarecer que o email marketing só atinge sua marca como melhor canal de marketing quando utilizado com base de endereços eletrônicos opt-in (cadastramento), caso contrário, é mais um SPAM. E pensando um pouco funcionalmente que haja possibilidade de configurar o intervalo desses recebimentos, porque muitas vezes o ato de assinar uma lista de newsletter não é consentimento para recebimento de um email por dia.
Com isso chegamos à conclusão que o melhor horário para enviar email marketing é simplesmente na hora em que o solicitante quer e não numa segunda-feira as 9:30h da manhã. E claro desmitificar que email marketing não é mina de ouro para as lojas virtuais, a mina de ouro são os clientes bem atendidos e satisfeitos, porque estes é que fará alavancagem da loja virtual através de comentário positivos, compartilhamento de informações e principalmente defensores da marca, nos mais diversos canais digitais.
Categoria: Cases
Interessante, porque quando se trata de e-mail, se ele não for fornecido voluntariamente, acaba destoando da palavra-chave do marketing digital atual, que é compartilhar. Ninguém é obrigado a receber informações que não tenha solicitado. E é bacana ver pesquisas sobre e-mail marketing, quando a maioria delas tem se voltado apenas para as redes sociais.
Legal a matéria, é sempre bom conscientizar a todos para não fazerem SPAM, está impossível já tantos emails diários.
Realmente concordo que não existe um melhor momento e sim oportunidades, no meu segmento apresentar um produto de lançamento o mais rápido possível pode ser sinónimo da venda atrair o cliente antes do meu par. Agora as visitas em sites tem uma linha do tempo interessante que levantei como no final do expediente, quando as visitas aumentam em mais de 70% comparadas aos horários do dia, também após às 21:00 horas é bem interessante para quem tem atendimento via chat.
Muito interessante o artigo. Será então o melhor horário de recebimento aquele estipulado pelo usuário ao realizar um cadastro em uma lista de e-mails?