Os 4 fatores para decidir a quantidade de IPs para o seu Programa de Email Marketing

| 06/06/2013 - 10:40 AM | Comentários (0)

email-entrega

© giadophoto – Fotolia.com

Saber a quantidade de endereços IP para utilizar nos disparos de email pode ser difícil sem um planejamento apropriado. A primeira coisa que se deve observar é a disponibilidade: talvez você só tenha orçamento para um endereço IP. Se está utilizando um ESP, talvez você só tenha um para emails transacionais e um para email marketing. Não tem nada de errado com essas abordagens, se você estiver experimentando um grande volume de emails chegando às caixas de entrada e uma boa pontuação no Sender Score. Entretanto, se você sente que pode aumentar seu ROI com mais IPs, então faça um business case. Como? A resposta sempre envolve uma análise dos dados.

Abaixo estão alguns itens a serem considerados quando se está avaliando o número de IPs requeridos:

1) Risco: Dependendo do nível de risco do programa de email, é recomendável trabalhar com mais de um endereço IP. As métricas avaliadas para tanto são a taxa de entregabilidade, o sender score, os dados de SNDS, as taxas de reclamação, as taxas de usuários desconhecidos, os spam traps, os bounce logs, etc. Por exemplo, é comum remetentes comprometerem a reputação do IP utilizado para enviar os emails com muitas reclamações e usuários desconhecidos, por não remover seus assinantes inativos. Outro exemplo comum que observamos nestes casos é o uso do mesmo IP para disparos de base ativa, inativa, e para “Convide/Indique um amigo” ou função similar. Como observado em nosso 2012 Sender Score Benchmark Report, redes sociais têm a maior frequência de spam traps/usuários desconhecidos pelo fato de utilizar o recurso de importação de lista de endereços.

2) Reputação do remetente e Volume: Quanto mais alta/melhor for a reputação do remetente, mais emails ele poderá enviar com sucesso a partir de um único IP. Portanto, os problemas de reputação devem ser tratados de imediato para que um menor número de IPs seja utilizado no novo disparador.

3) Emails com determinado timing: o remetente que precisa enviar uma grande quantidade de emails em um pequeno período de tempo deve considerar ter um endereço IP extra. Um exemplo pode incluir remetentes que normalmente fazem vendas promocionais que são válidas por um breve período de tempo. Abaixo tem alguns exemplos para fazer o cálculo:

Existem duas maneiras de fazer este cálculo:

Taxas de envio por hora – Identifique os provedores mais importantes na sua base. Consulte então o site postmaster deles, ou nosso guia de conexões, para descobrir o limite de envio por hora dos mesmos. Por exemplo, o provedor Comcast pode enviar até 86.400 emails/hora quando o sender score do IP está entre 86 e 100 (sender score alto). Se você possui 3 milhões de assinantes deste provedor, e precisa que seu email seja entregue em uma hora, você irá precisar de 3 endereços IP.

Logs de envio – Nem todos os provedores publicam seus limites de conexão. Neste caso, use os dados dos seus logs de disparo para determinar sua taxa atual de disparo por provedor. Por exemplo, se seus logs indicam que você pode enviar 2 milhões de emails para o Hotmail em uma hora, mas você precisa enviar para 10 milhões de usuários, isto significa que você irá precisar de 5 IPs para conseguir esta meta.

4) Outros fatores: Mais nem sempre é melhor. Não é recomendado ter um número maior de IPs do que o necessário para os disparos, respeitando as boas práticas, pois muitos endereços de IP de um mesmo disparador podem levar os provedores a acreditar que o mesmo está realizando algum tipo de prática spam. Também não é considerada uma boa prática a troca constante de IPs, o que pode levar inclusive à listagem nas principais blacklists. Além disso, é importante trabalhar em conjunto com a sua equipe de e-commerce em relação ao timing. Não é incomum que um site de compras seja derrubado pelo fato de muitos usuários clicarem em ofertas exclusivas ao mesmo tempo.

Definir se o remetente deve ter mais de um endereço IP ou não depende de seus objetivos e de seus dados. Esperamos que essas recomendações te levem para o caminho certo. Como lembrete, não tome nenhuma decisão sem observar os dados antes.

Que outros fatores você consideraria para tomar esta decisão?

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Cherie Ansari: Team Lead, Deliverability Consulting, Professional Services – Return Path Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.