E-mail marketing: taxa de cliques no e-commerce alcança média de 15%
Com o objetivo de traçar um panorama sobre o cenário de e-mail marketing no mercado de e-commerce, que movimentou R$ 18,7 bilhões no Brasil em 2011, segundo dados do e-bit, a ZipCode, empresa especializada em prover informações para marketing, crédito, cobrança e antifraude, realizou uma pesquisa para analisar os resultados das campanhas que utilizam a ferramenta para suas ações digitais.
Para realizar essa pesquisa foram analisadas campanhas para prospecção, por meio de informações de base de clientes de e-commerce que desenvolveram ações com a plataforma de email marketing da ZipCode. Os principais pontos analisados no estudo foram as maiores taxas de abertura e a interação em cliques.
Na análise, o e-commerce ficou com a segunda colocação na visualização de campanhas, com 7% de taxa de abertura, ficando atrás apenas da categoria Ensino que ficou com 12%. Já em interação por cliques, o comércio eletrônico tem a terceira posição, com 15,2% do resultado.
“O e-commerce apresentou um resultado muito positivo nas ações e notamos que além da elaboração de um bom conteúdo, a gestão do envio e as boas práticas são essenciais para a garantia do aumento das taxas de recebimento e visualização. Por isso é importante traçar estratégias de comunicação e utilização de uma plataforma de qualidade”, explica Arthur Guitarrari, Gerente de Marketing e Novos Negócios da ZipCode.
Não foram considerados na pesquisa aspectos como horário de envio, títulos, templates e reputação da marca.
Categoria: Pesquisas