Qual o melhor horário para enviar e-mail marketing?

| 07/10/2013 - 10:08 AM | Comentários (0)

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A escolha do horário para envio das campanhas de e-mail marketing é um assunto muito debatido, justamente por sua importância e controvérsias. Por isso vamos falar um pouco hoje sobre esta difícil escolha.

Se você esperava uma resposta simples e direta, vai se decepcionar, porque ela não existe! Como quase tudo neste mundo, depende de alguns fatores. A primeira coisa que você precisa fazer é se dedicar a conhecer a fundo o seu público. Você pode fazer isso tentando responder a algumas perguntas:

1. O seu público costuma trabalhar em escritório ou na rua?

Caso a maioria do seu público trabalhe em escritório, é provável que esteja utilizando um computador ao longo do dia. Isto aumenta as chances de abrir o seu e-mail em horário comercial, tanto no início do dia, como no horário de intervalo (mais ou menos entre 12:00hs e 14:00hs). Ora, neste caso, é interessante enviar suas campanhas no início da manhã, por volta das 08:00hs. Lembrando que enviar no horário da madrugada em geral não traz bons resultados, pois as pessoas recebem muitos e-mails neste horário e quando abrem sua caixa pela manhã, a tendência é apagar o que não interessa e o seu e-mail pode acabar indo junto pro lixo!

Já se o seu público normalmente trabalha na rua, como por exemplo os professores, médicos e representantes comerciais, é mais provável que eles acessem os seus e-mails na parte da noite. Neste caso, uma boa ideia é enviar mais no final da tarde ou no início da noite.

2. O quão “conectado” a internet é o seu público?

Aqui vale a pena analisar a questão da idade e hábitos de compra do seu público. Se você vende games por exemplo, o seu público é predominantemente jovem e vive conectado muitas horas por dia, seja via computador ou smartphone. Isto significa que ele deve comprar bastante pela internet, ou seja, deve receber muitos e-mails além do seu. Portanto, maior será o seu desafio para chamar a atenção dele! Então, além de enviar no melhor horário possível, você deverá se concentrar em como chamar a atenção para que o seu e-mail não seja excluído em meio a tantos outros. Um público muito conectado normalmente acessa os seus e-mails tanto ao longo do dia como à noite, mas como dito acima, exigirá que o seu conteúdo seja muito relevante.

Já se o seu público não é muito conectado, seja pela idade ou pela profissão, aumentam as chances de que leia os seus e-mails no horário de intervalo do trabalho ou à noite, portanto enviar próximo ao meio-dia ou no final da tarde é bastante indicado.

3. O seu público trabalha com o produto/serviço que você vende?

Outro ponto importante é verificar se o seu público é varejo (que normalmente compra os produtos para consumo pessoal) ou atacado (normalmente são empresas que compram os seus produtos para revender). Em caso de um público de atacado, você deve sempre enviar em horário comercial. Neste caso a dica é enviar entre 09:00hs e 10:00hs pela manhã ou entre 13:00hs e 14:00hs à tarde. Um envio no final da tarde, neste caso, poderá significar a exclusão da sua mensagem no meio de muitas outras no dia seguinte!

Respondendo a estas 3 perguntas você estará bem próximo de saber o horário ideal de envio para a visualização do seu público. Contudo, é apenas com testes práticos que você chegará na resposta definitiva.

Por exemplo: se o seu público é pessoa física que trabalha em escritório, tente enviar as 08:00hs e as 14:00hs e acompanhe os resultados para ver qual responde melhor. Faça esse teste com a mesma campanha, no mesmo dia, enviando para metade da base em um horário e para a outra metade no outro.

Se o seu público trabalha na rua, tente enviar as 11:00hs e as 18:00hs e acompanhe os resultados da mesma forma.

E aqui fica a importante dica final: assim que você encontrar o melhor horário, CRIE A ROTINA de enviar SEMPRE neste mesmo horário! Isto vai acostumar o seu público, mesmo que de modo inconsciente, e tende a fazer com que os seus resultados sejam cada vez melhores.

Esperamos que você encontre o melhor horário para os seus envios, isto com certeza vai melhorar os resultados! Boa sorte!

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Categoria: Cases

Sobre Vinicius Correa: Vinicius Correa é graduado em Administração de Empresas pela UFRGS e CEO da Mailbiz, empresa especializada no envio e gestão de email marketing. Ver mais artigos deste autor.

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