O que faz do empreendedor se tornar louco ou gênio?
Em clima de copa do mundo, vamos falar um pouco sobre empreendedorismo e o técnico da seleção holandesa, Louis van Gaal.
Todo mundo, ou quase todo mundo, sabe que a Holanda passou para a semifinal depois de uma partida complicada contra a Costa Rica. Na finaleira do segundo tempo da prorrogação, quando o jogo se encaminhava para a disputa por pênaltis, Van Gaal toma uma atitude inesperada, de louco: pede substituição do camisa 1 Jasper Cillessen por Tim Krul, o terceiro goleiro de seu plantel.
Quando o técnico tomou essa atitude todo mundo na hora pensou: “é louco”.
Teve gente também que ficou muito irritada. Neste caso, foi o Cillessen, que estava perdendo sua chance de se tornar o herói.
Mas na verdade ele não estava louco. Ele havia planejado. Van Gaal já tinha alertado Krul sobre a possibilidade dele substituir o camisa 1 caso a partida fosse para os pênaltis. O resultado disso: o goleiro defendeu dois pênaltis cobrados e a Holanda se classificou para as semifinais.
Mas o que isso tem a ver com empreendedorismo? O que faz um cara ser considerado louco ou gênio?
Existem muitos casos de empreendedores que largam o emprego para se dedicar no negócio próprio e é chamado de louco pelas pessoas ao seu redor. “Vai largar o certo pelo duvidoso?”, “Tá louco! Deixar de mão um salário destes para abrir uma empresa”, essas são algumas das muitas frases que são ouvidas quando alguém decide realizar o sonho de ter um negócio próprio.
A diferença entre o louco e o gênio (ou então de uma pessoa extremamente competente) está no planejamento.
O empreendedor que planeja, por mais arriscado que possa ser, tem em mente os percalços que irá percorrer e terá suas ações bem delimitadas para que ele não erre e seja, então, considerado um louco.
Van Gaal certamente seria chamado de louco, caso a troca desse errado. Mas ele confiou em suas ações, pois já havia planejado aquilo.
Um empreendedor que não planeja suas ações, que larga o emprego sem sequer montar um planejamento estratégico para sua empresa, esse cara sim é louco. Pois certamente na hora em que for necessário agir, ele vai colocar um goleiro errado.
Portanto, planeje-se! Não deixe pra fazer as coisas em cima da hora, pense no futuro da sua empresa!
Categoria: Cases