Escolhendo a plataforma ideal para sua loja virtual

| 02/07/2014 - 07:54 AM | Comentários (0)

escolha-plataforma

Para montar sua loja virtual, é essencial definir bem qual é o foco da sua empresa e qual o público que você irá atender. Passada toda esta etapa, chega a hora de rumar para um passo essencial no e-commerce: a escolha da plataforma a ser utilizada.

Este processo funciona quase como a escolha de um espaço físico para um negócio. Em algumas lojas físicas, é possível alugar um ponto onde as despesas de água, luz e internet já estão inclusas no aluguel. Outras não contam com isso, mas oferecem um zelador para ajudar em pequenos serviços. Existem outros estabelecimentos onde nada disso é oferecido, e você ainda tem que reformar e arrumar eventuais problemas por conta própria.

Em uma loja virtual, você precisa levar em conta algumas considerações também. É necessário avaliar se a plataforma possui ferramentas que se encaixam nas suas necessidades, se ela é fácil de utilizar e se ela é facilmente encontrável nos motores de busca. Avaliar todos estes tópicos se torna ainda mais essencial quando o e-commerce é de uma micro ou pequena empresa, já que quem irá gerenciar o e-commerce, na maioria das vezes, é o próprio empreendedor. Portanto, calma e atenção na hora de escolher a plataforma é muito importante!

Plataforma alugada ou própria?

Mais uma vez, o paralelo entre a loja física e a virtual é inevitável. Decidir se quer alugar uma plataforma ou ter sua própria depende simplesmente de uma pergunta: quanto você quer investir em um e-commerce? O valor do investimento e a necessidade de personalização da plataforma são fatores que contam para a escolha.

Um e-commerce de aluguel, por exemplo, é um sistema padronizado, criado de forma rápida, onde é oferecido um pacote mensal com mecanismos pré-definidos. É como se você efetuasse uma conta para a hospedagem de algum blog gratuito, por exemplo, onde é possível escolher tipos de layout que estão pré-definidos no site que o hospeda.

A preocupação do cliente com uma loja virtual alugada é apenas com as vendas, pois existe todo um apoio técnico, com profissionais trabalhando em cima da montagem da loja. O custo de um aluguel varia entre R$ 30 e R$ 500, dependendo dos serviços agregados disponibilizados no pacote.

Uma plataforma própria, por sua vez, é interessante para quem possui um negócio físico bem sólido e está afim de embarcar nas vendas online. Ter uma loja própria pode ser interessante, por ser possível personalizá-la de acordo com as necessidades do lojista, sem nenhuma limitação. Ter uma loja própria, porém, custa caro, e o empreendedor precisa ter ciência de que ele irá precisar gastar com suporte técnico, atualização de sistema, correção de erros e novos recursos. Além disso, ao contrário de uma loja alugada, o lojista precisa pagar pela hospedagem do site na internet. Em alguns casos, ela custa mais do que a locação de uma loja completa, da qual já possui o preço da hospedagem inclusa.

Algumas dicas antes de escolher sua plataforma:

– Não escolha a plataforma pelo preço. Veja se o que ela oferece se encaixa com as necessidades do seu negócio.

– Pesquise sobre a empresa que você está interessado em contratar. Pense que nessa situação você é o cliente, portanto, veja se alguém já falou mal da empresa no Reclame Aqui ou em outros sites do gênero. Veja o que outros clientes têm a dizer sobre a fornecedora da plataforma.

– Verifique se a empresa tem condições de suportar o crescimento da loja. Ou seja: caso seu e-commerce aumente o número de visitas e/ou de produtos (e tomara que aumente!), o seu fornecedor consegue lhe oferecer uma solução para seu negócio?

– É importante também conferir se a empresa possui suporte técnico caso você tenha alguma dúvida ou tenha algum problema com a plataforma.

Agora que você já sabe as diferenças entre cada um dos tipos apresentados, basta procurar a plataforma que melhor se encaixa com seu empreendimento.

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Marcio Eugênio: Marcio Eugênio é especialista em e-commerce. É também colunista em diversos portais relacionados ao comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com uma vasta experiência em vendas online. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.