O peso do planejamento no E-Commerce
Como a consultoria isenta de exclusividades com qualquer fornecedor de qualquer solução para o desenvolvimento, implantação e gestão de uma operação de E-commerce, auxilia as empresas na escolha do melhor parceiro que atenda o objetivo estratégico definido durante a etapa de planejamento?
Ao contrário do que muitos pensam, implantar um E-commerce envolve uma grande quantidade de áreas ou empresas. Áreas no caso de internalizar e empresas – de terceirização. Ou seja, o “ecossistema” do E-commerce é bem complexo e envolve muitas frentes.
Para a implantação de um E-commerce padrão, sem muita inovação, uma empresa necessita de, no mínimo, os seguintes fornecedores:
Plataforma de vendas
ERP
Agência digital
Agência de performance
Gateway e Pagamento
Anti Fraude
Certificado digital
Estúdio fotográfico
Cadastro de produtos
Operador logístico
Sistema de Atendimento ao Cliente
Complicado?
Para cada uma dessas soluções, existem inúmeros fornecedores. Como escolher o melhor para a sua empresa?
Na grande maioria das vezes, o fator de decisão é preço e em 100% das vezes que isso acontece o resultado é o mesmo. Retrabalho! Pagar o dobro! Ninguém gosta de retrabalho e muito menos de gastar por isso.
Como não cair nessa armadilha?
Planejamento
Essa deve ser sempre a primeira etapa do projeto. Planejar permite identificar o que se quer realmente com o E-commerce, definir os objetivos estratégicos da empresa, a proposta de valor do canal, quem são seus concorrentes, quais suas forças, suas fraquezas, quais oportunidades e quais ameaças, como alcançar esse objetivo, como se diferenciar, qual o plano financeiro para atingir esses objetivos estratégicos e principalmente quando e de que forma acontecerá o retorno desse investimento.
Definir qualquer fornecedor antes de finalizar esse planejamento é dar um tiro no escuro. Para cada resposta que o planejamento trouxer, um fornecedor específico será a melhor opção para atender o modelo e não o contrário.
Não faz sentido deixar que as soluções que vão prestar serviço para a empresa definam como a empresa vai funcionar.
Outro ponto muito importante é não subestimar nenhum dos processos e achar que, por exemplo, o fornecedor de cadastro pode ser qualquer um, ou o de estúdio de fotos, ou sistema de atendimento ao cliente. Cada fornecedor tem sua importância no sucesso de um E-commerce e uma escolha mal feita ou pautada em preço faz com que todo o investimento feito com os demais fornecedores, por melhores e mais caros que sejam não entregue o resultado esperado e comprometa todo o trabalho.
No último ano, nós apoiamos os principais players do mercado na definição ou redefinição da estratégia. Do planejamento. Temos certeza que esse é o caminho, e o sucesso de nossos clientes reforçam nossa crença nesse modelo. Tudo na vida começa com planejamento.
Uma simples ida ao supermercado sem planejamento compromete suas compras e seu bolso. Uma viagem sem planejamento compromete sua diversão, e seu bolso. Uma ida a um restaurante sem planejamento é garantia de horas de espera. Sua empresa não existe sem planejamento e com certeza, seu e-commerce também não existirá.
Após todo esse trabalho, é necessário fazer com que o plano se cumpra e para que ele funcione é necessário que ele possua, no mínimo, boa comunicação, monitoramento, definição clara de metas e objetivos, definição da frequência das reuniões estratégicas e de gestão e envolvimento da equipe.
Se você já possui um E-commerce, aproveite o final do ano e repense seu planejamento para 2016! Se não possui e deseja colocá-lo no ar, pense nisso. Como sempre digo: não é E-commerce – é varejo!
Categoria: Cases