Oportunidades no mercado de logística no e-commerce

| 03/05/2012 - 08:37 AM | Comentários (6)

Desde 2001, o comércio eletrônico brasileiro vem crescendo a taxas superiores a 30% ao ano. Isso significa dizer que nos últimos dez anos, o crescimento total foi de mais de 1.700%.

Nesse período muitas lojas abriram e fecharam suas portas virtuais. Outras atingiram lucros nunca antes imaginados por seus empreendedores. Há diversos casos de pequenas empresas que começaram suas vendas pela Internet, despretensiosamente, como uma fonte adicional de renda e hoje tem faturamento de mais de 1,5 milhões de Reais.

Elas mostraram que é possível chegar lá. Servem de exemplo e fonte de inspiração para os novos empresários digitais. Por outro lado, lojistas que acharam que para entrar no ecommerce bastava ter um site na Internet, se enganaram. É preciso muito mais que determinação. É preciso conhecimento.

Uma das pedras nos sapatos dos lojistas virtuais é a logística. Entende-se por logística no e-commerce todas as etapas relacionadas à armazenagem, controle de estoques e transportadoras. Esse assunto é tão sério, que uma das maiores empresas de e-commerce no Brasil, chegou a ser proibida pelo PROCON, de vender seus produtos, porque não estava entregando no prazo prometido.

O problema da logística no e-commerce acontece, na maioria dos casos, da porta pra dentro da empresa. Da porta pra fora, há muitos bons fornecedores (transportadoras). Se considerarmos as MPEs (Micro e Pequenas Empresas), o problema é ainda maior, pois a maioria absoluta delas não tem capacidade de investimento em processos de armazenagem.

Por isso há grandes oportunidades para os profissionais que quiserem fornecer serviços para esses portes de empresas. Cargos tais como assistente, coordenador, gerente e consultor de logística são cada vez mais fundamentais para o sucesso das empresas no e-commerce.

Não basta apenas ter uma loja virtual e divulgá-la, é preciso oferecer qualidade na entrega e rapidez no processamento dos pedidos. Lembre-se de que em tempos de redes sociais, cada atraso na entrega pode causar um arranhão imenso na imagem da empresa.

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Categoria: Cases

Sobre Mauricio Salvador: Fundador da Ecommerce School. Autor dos livros "Como Abrir uma Loja Virtual de Sucesso" e "Como vender pela Internet sem gastar nada". Mestre em Comunicação e Administração, MBA em Gestão e Estratégias, foi Executivo de Contas pelo Yahoo! Brasil e Diretor de Marketing e Vendas para América Latina na e-bit Informação, atendendo clientes como Claro, Pernambucanas, Wal-Mart, Saraiva, Polishop, Ponto Frio e MasterCard, entre outros. Professor em cursos de MBA (Anhembi Morumbi, FIA, PROVAR e FIT). Deu aulas de Ecommerce e Online Marketing na Univ. da Califórnia. Consultor de clientes no Brasil, EUA e Alemanha. CEO da iHouse ecommerce. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (6)

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  1. F.Belini disse:

    Tive a oportunidade de participar de vários ecommerce no segmento ( moda feminina, moda infantil, eletrônicos, informática, CD/DVD, e até peixe vivo) par a Classe AA, B e agora C e D. Posso garantir que a logística foi fundamental para o sucesso destes projetos. Caso algum leitor deseja detalhes e trocar experiências é só enviar email.

    • gelson disse:

      Ola Belini por gentileza gostaria de receber detalhes sobre o assunto, meu e-mail:

    • André SG disse:

      Olá, gostaria sim de mais informações sobre essa importante questão do e-commerce pois pretendo iniciar um trabalho de venda de cosméticos on-line.

    • Fabio Lima disse:

      Olá F.Belini,
      Gostaria de conversar a respeito de Logística com você (e com mais quem tiver interesse!).
      Meu e-mail é:

  2. Leo Szterenzys disse:

    Muitos acreditam que um e-commerce é uma empresa totalmente digital, puro engano, neste mercado apenas 30% do trabalho está no digital o restante é muita logistica e questões operacionais. Muito bom o artigo. Parabéns.

  3. Sandro disse:

    A logística é um setor fundamental para as empresas de comércio eletrônico.

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