The walking dead: O que vale mais para uma marca, engajadores ou zumbis?

| 24/01/2013 - 08:45 AM | Comentários (3)

ZUMBI

Não é de hoje que muito se discute sobre patrocínio de posts, compra de “curtis”, fazer campanhas que não correspondam ao segmento da marca visando simplesmente o maior número de curtidas em fan pages e seguidores.

A grande questão é: até que ponto vale uma marca pagar para ter o maior número de fãs e seguidores, do que realmente ter engajadores e admiradores? Será que é possível mensurar sentimentos de curtidas fora da curva? É possível gerar engajamento com seguidores zumbis?

#engajamento….

Vale lembrar que uma marca na rede social só existe quando gera engajamento e envolvimento. É preferível ter 200 seguidores que escrevem, compartilham, colaboram e sugerem para melhoria de um produto ou serviço do que dez mil zumbis que não possuem nenhum tipo de envolvimento, sentimento e relacionamento com a marca. É preciso entender que redes sociais são pessoas e a tecnologia é quem viabiliza o relacionamento entre elas.

#planejamento

Nesse sentido, quando uma empresa busca internamente discutir qual será o seu posicionamento nas redes sociais é fundamental alinhar um plano de comunicação. Não adianta estar por estar na rede ou porque seu sobrinho falou que é legal! A sua marca não é uma tentativa e erro e sim o seu maior patrimônio, ou seja, faça o correto, informe com clareza e objetividade quem é sua empresa, estreite relacionamentos e esteja preparado para os comentários positivos e negativos.

#e-commerce

Acredito que o comércio eletrônico e as mídias sociais resultam num casamento mais que perfeito, sem sombra de dúvidas, grandes aliados quando bem estruturados. Não é à toa que as vendas online já fazem parte do gosto brasileiro e crescerá 35% em 2013, de acordo com o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV).

#ficaadica…

Quando iniciar a criação, desenvolvimento e implantação do trabalho de marketing digital dentro da empresa onde atua, busque entender qual a visão da empresa e do gestor sobre o assunto, identifique internamente pessoas com interesse e brilho no olhar, pois o sucesso da presença digital de uma empresa começa fora da rede. Além disso, traçar um planejamento é fundamental para o sucesso, pois como fazer marketing digital sem planejamento e ferramentas adequadas, não é mesmo?

#the walking dead…

Portanto, não deixe que seu perfil torne-se uma cidade de zumbis, pois a sua marca deve ser preservada. Além disso, monte um planejamento estruturando cada ambiente de relacionamento e identifique que tipo de produto ou serviço pretende divulgar, pensando na possibilidade de uma loja virtual. Não busque campanhas promocionais e culturais fora da curva, faça o certo. Caso contrário, seu perfil será um “the walking dead”!

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Categoria: Cases

Sobre Vinicius Dias: Vinicius Dias, formado em Publicidade e Propaganda, pós-graduado em Gestão de Comunicação em Hipermídia. Já atuou no Marketing Digital do Governo do Estado de São Paulo no segmento de Agronegócios. Além disso, desenvolveu trabalhos com a equipe da Radium Systems - Instituto Peabirus (articulação mídias sociais). Atualmente está no Marketing e Eventos da Ciashop, empresa fornecedora de soluções em tecnologia para o comércio eletrônico. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (3)

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  1. Dan Soares disse:

    Parabéns pelo ótimo artigo, objetivo e dicas de quem sabe o que está falando. Abraços Vinicius.

    http://behance.net/dansoares

  2. Jefferson Dousseau disse:

    Fantástica a matéria! Muitas pessoas lançam campanhas e mais campanhas para atingir o seu primeiro 1 milhão de seguidores da Fanpage, mas até onde estão engajados? Até a data do sorteio da promoção? rsrs…Tem seu ganho de imagem, mas sem engajamento realmente. Temos percebido o quanto a marca e o serviço de qualidade influencia uma pessoa ao socializar um produto para recomendar aos amigos e isso realmente reflete muito. Quando não se troca um curtir por um sorteio, mesmo que você remunere o usuário por promover seu produto, ele escolhe o que irá promover e se engaja em explicar, apresentar o trabalho. Além o socialize.com.br conheci também o Kekanto e tantas outras, são soluções em que o engajamento natural levam real valor agregado à empresa…Parabéns pela matéria, leva a positiva reflexão.

    http://www.socialize.com.br/jefferson

  3. Sandro disse:

    Participação,interação e engajamento é tudo neste relacionamento, não só para fixar uma marca, mas também como incentivo a debates, comentários e sugestões a produtos e serviços. Ótimo post.

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