Mais Vale uma Boa Recomendação do que Dezenas de Propagandas

| 13/01/2011 - 00:37 AM | Comentários (0)

O mundo dos negócios virtuais em seu conceito não é muito diferente do comércio físico. Quantas vezes ouvimos de pessoas opiniões a cerca de estabelecimento e sendo essas pessoas próximas, o peso dessas opiniões são mais relevantes e são praticamente julgamentos que serão utilizados em tomadas de decisões na hora de consumir ou adquirir algo.

Sempre foi uma regra de ouro que a melhor propaganda é o “boca a boca”, porque além de ter a exponencialidade de um passar para outro, esse outro passar para mais outros e assim por diante talvez até atingir um número de pessoas muito grande, e ainda existe o fator confiança e passagem de experiência dessa propaganda. A polaridade dessa experiência é que fará diferença ao resultado.

Outra regra de ouro é que uma reclamação anula 10 elogios instantaneamente, por vários motivos, primeiramente porque outras pessoas se cotizam com problemas alheios, por imaginarem que elas mesmas poderiam estar passando pelo mesmo problema. Outro motivo é que problemas que chegam a serem publicados normalmente são feitos após várias tentativas de contato e negociações, ou seja, transmite um sinal de que o atendimento tende a ser precário, desorganizado, lento e não oferece soluções rápidas e satisfatórias.

Por isso é tão importante cativar clientes, porque realmente são eles que têm o potencial de fazer a marca, produtos ou serviço estar presente em diversos mercados e fornecer possibilidade de crescimentos, sejam eles regionais ou mundiais, por tanto não importa o tamanho do negócio, ele sempre será dependente de recomendações dos clientes.

É conhecido que custa dez vezes menos manter um cliente do que conquistar um novo no mercado, e sabendo que esses clientes podem ainda através de sua experiência e satisfação trazer novos clientes exponencialmente, são realmente neles que os negócios devem ser focados. Claro que é importante manter parte da sua verba para divulgação para conquista de novos mercados e consumidores, mas reverta outra boa parte para cativar e conseguir mais e mais recomendações positivas dos clientes. Essas recomendações podem ser de forma espontânea como um mural de opiniões, colhidas através de pesquisas ou ainda estimuladas através de premiações por freqüência e fidelidade.

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Marcelo Goberto: Marcelo Goberto de Azevedo é consultor em TI há 20 anos. Escritor e redator do Mundo E-commerce (www.mundoecommerce.com.br). Atualmente como Diretor de Tecnologia na empresa DragonSoft Tecnologia (www.dragonsoft.com.br), focado em consultoria na implantação de e-commerce no conceito venda de serviço atrelada a produtos. Leciona curso de Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
Moovin
EZ Commerce
Jet
Rakuten
Bling
Accesstage
e-completo
Vtex
Mailbiz
Viewit
Digital UP
Softvar
LojaMestre
Braspag
Superpay
E-Goi
Neoassist
Tray
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e
Akna
Web Jump
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
ChannelAdvisor
F1soluções
Wiser
MasterPass
Enviou
Internet Innovation
Signashop
Xtech Commerce
ComSchool
Thumb
Brasil na Web
Nação Digital
COMM2
E-Commerce Logística
Maplink
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.