Prioridades do e-commerce brasileiro para o marketing digital

| 08/07/2014 - 07:55 AM | Comentários (0)

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Quase a totalidade dos gestores de e-commerce no Brasil (97%) planejam aumentar os seus investimentos em marketing digital. Esse é o resultado da pesquisa State Of Marketing: Brasil 2014, realizado pela Exact Target com mais de 400 profissionais de marketing do país. O estudo apresenta uma análise do cenário atual do e-commerce no Brasil e tem por objetivo oferecer parâmetros para o planejamento de marketing para os próximos meses.

Os gestores de marketing e e-commerce ouvidos pela pesquisa destacaram aumento das taxas de conversão, reconhecimento de marca e ativação de novos clientes como suas principais prioridades para o ano. Para atingirem esses resultados, eles apontaram como foco dos investimentos a gestão de conteúdos (80% planejam aumentar), análise de dados (CRM e Big Data) com 77%, marketing nas mídias sociais (72%), e-mail marketing (71%) e SEO (70%).

O relatório também fornece uma série de recomendações sobre para direcionar sua estratégia de marketing digital nos próximos anos.

Compromisso com o cliente
O desafio dos gestores de e-commerce é mapear os pontos de contato e interação com o cliente (canais como Google, e-mail marketing, redes sociais, site, mobile, lojas físicas, etc.) e aprimorá-los, aumentando o potencial de conversão e compras recorrentes.

Conhecimento sobre o cliente
Crie um plano para coletar dados sobre os clientes ao longo do tempo e ao longo das interações em diferentes canais. Crie uma estratégia em torno da presença nesses canais como, por exemplo, participar de redes sociais mais comuns ou focar em uma rede específica.

e-Mail Marketing
Faça um inventário de seus programas por todos os quatro estágios de ciclo de vida do cliente: aquisição, ativação, engajamento e retenção. Identifique as lacunas nos estágios do ciclo de vida e implemente campanhas para assegurar que você tenha alguma forma de envolvimento com seus clientes em cada um desses estágios.

Redes sociais
Comece em uma escala pequena, escolha um ou dois canais para concentrar seus esforços inicialmente e, posteriormente, você poderá dimensionar mais facilmente estratégias bem-sucedidas para outros canais. Estabeleça metas mensuráveis para não se sentir inseguro em relação ao cumprimento de seus esforços de divulgação nas mídias sociais.

Mobile
Para a maioria dos negócios, campanhas em smartphones ainda é bastante inexplorada. Avalie se o mobile marketing é adequado para sua empresa analisando a quantidade de acessos feitas por tablets e celulares. Se for relevante, coloque um plano de design responsivo em ação imediatamente.

Jornada do cliente
Examine em detalhes como os clientes estão testando atualmente sua marca. Examine e documente a experiência atual de seus clientes com a marca em cada ponto de contato. Quais são os seus pontos de melhoria? isso deve ser abordado em seu novo plano de ativação de clientes para estabelecer a jornada ideal do cliente e também para desenvolver uma estratégia que o faça atingí-la de forma incremental.

Personalização
A coleta de dados com base no comportamento é a melhor maneira de começar a trabalhar com mensagens personalizadas de alta qualidade e grande potencial de retorno. Além do e-mail marketing, há possibilidade de personalizar a comunicação nas mídias sociais, mobile e cross channel.

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Categoria: SEO

Sobre Silvio Tanabe: Jornalista de formação, com pós-graduação em comunicação com o mercado pela ESPM. Foi repórter, editor de revistas técnicas e de negócios, assessor de imprensa, sócio de agência de comunicação empresarial e hoje é sócio da agência Clínica Marketing Digital (www.clinicamarketing8ps.com.br). Ver mais artigos deste autor.

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