Será O Fim Da Profissão De Vendedor?
Por: Olimpio Araujo Junior
Tenho feito em meus cursos de Negociação Estratégica uma afirmação um tanto quanto polêmica: “A profissão de vendedor está em extinção”.
Em um primeiro momento esta afirmação causa impacto, porém, com poucos argumentos as pessoas passam a entender melhor e até a aceitar com mais facilidade. Inicio com uma informação inquestionável. Nos últimos anos tenho pedido aos participantes de meus cursos e palestras (em grande parte são profissionais das áreas de marketing, comercial e compras), se alguém tem um cartão de visitas onde se apresente como “vendedor”. Pois bem, já faço isto pelo menos há 3 anos e até agora não consegui nenhum destes cartões.
Isto acontece por que devido uma nova realidade de mercado, as empresas passaram a necessitar de profissionais capacitados para manter relacionamento com sua carteira de clientes, e então começaram a surgir no mercado novos “cartões de visita” para profissionais da área comercial, como por exemplo: Gestor de Contas, Key Account Manager, Gerente de relacionamento com o mercado, Executivo de vendas, Executivo de contas corporativas, e muitas outras novas denominações para uma velha profissão desgastada com o tempo.
Porém, minha afirmação de que a profissão de vendedor está no fim não se baseia nestes argumentos. O que tenho discutido é que com a popularização cada vez maior do e-Commerce (vendas pela internet), o vendedor “tirador de pedidos”, tenha ele a denominação bonita que tiver, vai desaparecer. Este profissional vai ser extinto no mercado, e o mais triste, é que possivelmente ninguém vai sentir falta dele. Esta afirmação se baseia principalmente na facilidade e na comodidade que comprar pela internet traz ao consumidor aliado ao baixíssimo custo de operação para a organização. Desta forma, se for para tirar pedidos, podemos facilmente fazer isto pela internet, não é necessário um vendedor.
Embaso esta minha afirmação também no crescente número de empresas (muitas minhas clientes, pois também ministro cursos de e-commerce e web marketing), que tem gradativamente diminuído suas equipes de vendas e aumentado o atendimento pela Web.
Mas então, quem sobrará nesta história, pois sabemos que a Internet não substitui em 100% o profissional da área comercial. Pois bem, os sobreviventes neste novo contexto serão os especialistas em produtos que necessitam de um grande conhcimento técnico no momento da venda, e os especialistas em negociação, ou seja, aqueles profissionais capazes de conseguir o melhor resultado em uma venda em termos de lucratividade para sua empresa.
Seja como for, agurdamos em breve uma nova revolução nos departamentos comerciais das empresas, e nesta nova era, apenas os mais fortes e melhor preparados sobreviverão.
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