Dicas para os profissionais de marketing digital começarem bem 2013!!

| 04/01/2013 - 09:47 AM | Comentários (7)

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O aumento constante do público que acessa a internet, seja em casa ou no trabalho, a popularização da banda larga e a relação dos brasileiros com as novas tecnologias, substituindo o tempo que passavam na frente da televisão pelo computador e celular, tornaram o marketing digital ainda mais importante do ponto de vista das marcas.

Hoje, as marcas precisam constantemente repensar e amadurecer o papel da internet em suas estratégias, uma condição de sobrevivência e não uma opção, principalmente no aspecto de relacionamento e na interação com o consumidor.

Apesar disso, ainda temos marcas que desconhecem o potencial do meio digital e como trabalhar neste ambiente, pior ainda, desconhecem os riscos de permanecer de fora, independentemente do seu porte.

Esses sãos alguns dos motivos que fazem com que a procura por profissionais das áreas de marketing digital, mídias sociais e e-commerce cresça tanto no Brasil. Então, por que ainda faltam profissionais neste mercado se esta realidade já não é uma novidade?

Um dos problemas é o salário neste setor, reflexo direto da alta demanda em contraste com a escassez de profissionais qualificados no mercado. O resultado é que muitas empresas acabam optando por capacitar internamente funcionários de outros setores para atuar na área digital ou se arriscam ao delegar essas atividades aos membros da equipe sem qualquer qualificação. Fato que pode trazer graves consequências às marcas.

Outro problema é a falta de capacitação específica em marketing digital, devido às suas particularidades, as poucas escolas dedicadas ao tema e a falta de experiência profissional na área, pois não basta uma pessoa se considerar um profissional apenas por ser umheavy user ou um apaixonado pela área.

É importante ter construído cases de sucesso ou então demonstrar algumas das competências exigidas nessa área, como por exemplo: organização, planejamento, facilidade na comunicação, conhecimento de novas mídias, conhecimento das tendências nas mídias sociais e inovações tecnológicas, redação com ótimo português, para poder elaborar textos com qualidade (na gestão de conteúdos) com características de contador de histórias, criatividade, agilidade, visão para detectar novos negócios e gerar relacionamento etc.

O trabalho envolve metas, métricas e bastante pesquisa. É essencial entender o mercado no qual está inserido, seus objetivos, seu público, suas necessidades, diferenciais e até mesmo suas deficiências.

O profissional tem que estar atento a esses detalhes, além de ter uma atitude empreendedora já que há possibilidades de atuação no mercado como pessoa jurídica, prestando consultoria principalmente para pequenas e médias empresas.

Para conquistar uma oportunidade promissora no mercado digital um caminho interessante é que o profissional se transforme no seu próprio case de sucesso ao construir uma estratégia de marketing digital pessoal que começa com uma forte rede profissional com os seus próprios seguidores.

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Categoria: Cases

Sobre Sandra Turchi: Bacharel em administração de empresas pela FEA-USP, pós-graduada pela FGV-SP, MBA pela Business School SP e Toronto University e cursou empreendedorismo na Babson de Boston. Executiva de marketing há mais de vinte anos nos setores de Varejo, Financeiro, Educacional e Serviços nas empresas Lojas Arapuã, Zogbi, Finasa-Bradesco, FGV-SP e Associação Comercial de SP e Boa Vista Serviços, onde foi Diretora de Marketing. Indicada como um dos professores de Marketing mais influentes nas mídias sociais pela revista SMMagazine. É palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Coordenadora dos cursos “Estratégias de Marketing Digital” na ESPM desde 2008. Professora do MBA e Pós-MBA em Marketing Digital da FGV. Idealizadora do “Digital Strategies Summit”. É articulista de diversos veículos de comunicação, autora do blog www.sandraturchi.com.br e autora do Livro “Estratégias de Marketing Digital e E-commerce” a ser lançado pela Ed. Atlas no início de 2012. Ver mais artigos deste autor.

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Comentário (7)

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  1. Felicio Morbit disse:

    É constante o crescimento do acesso à internet nos lares brasileiros. Com esse crescente aumento, as pessoas tendem a realizar suas compras através da internet, graças a comodidade de receber suas compras em casa e quase sempre com frete gratuito. Somos um site que já atendeu mais de 300 mil clientes em 2012 e graças ao avanço tecnológico, esse índice está sendo passado cada dia mais.

    Obrigado, abraços.

    http://www.portomixshop.com.br

  2. Wilson Cunha disse:

    Encontrar profissionais que atenda todos os quesitos relacionados é uma tarefa difícil, pois fatalmente já estará empregado, ou entramos numa dança das cadeiras ou as empresas tomem consciência deste quadro e invista na prata da casa, vale um bom trabalho de RH, e saber garimpar e lapidar estes profissionais.
    Feito a primeira parte, temos a segunda e não menos importantes, a tecnologia que anda a passos largos, casa dia temos lançamento de um novo device, seja notebook, tablet ou smartphone e seu usuários são exigentes que querem a contrapartida; sites otimizados, aplicativos que facilitem a agilizem a navegação este é a grande desafio do gestor manter e crescer sua base atendendo todos os canais.

    WislonCunha

    http://www.viewit.com.br

  3. Sandro disse:

    Penso que são qualidades que se completam. Ter preparo aliado a qualidades como criatividade, bom texto, relevância são fundamentais para desempenhar bem a profissão de marketing digital.

    http://www.macetesdoipad.com.br/

  4. Janaina Cabaleiro disse:

    Excelente reportagem! Com a constante mudança do mercado digital é necessário todos os dias reciclar e se manter atualizado, pois caso contrário o tempo será severo com as pessoas que não acompanharem essas mudanças.

    http://www.closetbrasil.com

  5. Anderson disse:

    A cada dia que passa novos usuários tem acesso a internet e sua expansão está cada vez maior. Houve um aumento significativo em vendas online no ano de 2012 e nesse ano a tendência é aumentar ainda mais. Por isso deve manter uma linha, um bom atendimento aos cliente, entregas no prazo, assim, conquistará cada vez mais a confiança de seus clientes.

    http://www.camisetassky.com.br

  6. Edvaldo Leão Torres Junior disse:

    Você conhece ou indica algum curso em Minas Gerais?

  7. Daniel Lima disse:

    Apesar de ser notícia de 2013, muito bom o texto. Está de parabéns

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