sofutebolbrasil.com está otimista com a copa
A empresa Só Futebol Brasil, especializada na comercialização de camisas oficiais de futebol, reformulou todo o seu portal para atender o aumento da demanda que deve ocorrer com a Copa do Mundo. Flávio Beretta, 31 anos, é fundador e diretor da Só Futebol Brasil e estima um crescimento nos negócios de aproximadamente 25% para 2010. A empresa normalmente fatura cerca de R$ 7 milhões anualmente, mas Beretta calcula que possa fechar 2010 com aproximadamente R$ 10 milhões em vendas.
Para chegar a esses número e atender bem a clientela, a empresa aumentou em 200% as compras para estoque com seus mil fornecedores ao redor do globo. “A Copa é um momento de ouro para nós. Em nosso mercado, não tem nada parecido. É um tempo para se capitalizar e aumentar as vendas”, diz Beretta. Segundo ele, outros eventos ajudam na demanda, mas nenhum deles compara-se ao potencial de uma Copa do Mundo. “Há sazonalidade de Campeonato Brasileiro, Copa dos Campeões e mesmo Olimpíada, mas nem se compara ao mundial”, garante o empresário. Além de estocar mais itens, Beretta investiu R$ 250 mil para remodelar o portal, preparar um hotsite para a Copa do Mundo e atualizar a tecnologia de software.
A Só Futebol Brasil surgiu 10 anos atrás. Nessa época, Flávio Beretta e seu irmão, Felipe, hoje com 28 anos, colecionavam camisas de times e davam preferência às equipes menores, do interior. “Quando algum parente ou amigo viajava, sempre pedíamos para trazerem camisas para nós”, lembra o empresário. No ano 2000, os irmãos resolveram abrir um site em um portal gratuito apenas para expor a coleção. “Inicialmente era algo bem simples, só para mostrar para amigos e fazer uma ‘onda’”, brinca o empreendedor.
A dupla começou a cadastrar a página em sites de busca e conseguiu aparecer bem nos resultados, o que trouxe novos visitantes. “Muita gente nos contatava perguntando quanto custavam as camisetas, mas nossa intenção no início não era vender”, garante. Os irmãos acabaram mudando de ideia e venderam a primeira camisa. “Percebemos que havia um nicho de mercado de camisas mais raras, de equipes de países diferentes e do interior do Brasil”, diz Beretta. Um ano depois da inauguração do despretensioso site que exibia a coleção amadora de camisas, surgiu a Só Futebol Brasil.
Hoje, a empresa tem 45 funcionários e vende camisas de times de futebol para todo o mundo. Cerca de 3% do estoque vai para o exterior e o maior mercado externo é a Europa. “Mas temos notado um aumento de clientes no Japão e nos Estados Unidos também”, afirma Beretta. Nascida para atuar em um nicho, a empresa cresceu e hoje comercializa também os produtos regulares do “mainstream”. Segundo o empresário, são mais de 10 mil itens no catálogo.
Para o futuro, Beretta não descarta a possibilidade de montar uma loja física. “Já tivemos propostas para expandir a marca, mas achamos que ainda não é o momento. Isso é questão de tempo e planejamento, e como temos abrangência mundial, é preciso estudar a expansão muito bem”, afirma o empresário. Ele quer deixar passar essa Copa primeiro para consolidar ainda mais a marca e acha vital que não se perca o padrão de atendimento, a variedade e a qualidade dos produtos.