Evite conteúdo duplicado e construa boas descrições para os produtos
Muito tem sido feito (e falado) sobre o novo algoritmo de busca do Google e como ela afeta os diferentes negócios no e-commerce. A nova atualização diminui a classificação das empresas que publicam conteúdo duplicado – frequentemente encontrado em descrições dos produtos. No entanto, esta é uma oportunidade excelente e a baixo custo para os lojistas virtuais que buscam destacar-se acima da concorrência.
Abaixo algumas dicas de como escrever discrições dos produtos que sejam úteis não apenas para os motores de busca, mas também a seus clientes.
Seja original
Provavelmente, o maior pecado do e-commerce na era do conteúdo duplicado, e talvez a maior tentação para os varejistas que estão pressionados pelo tempo e com poucos recursos, é a reciclagem integral das descrições de produtos feitas pelos fabricantes em suas páginas. Os textos que a maioria dos fabricantes oferecem nas descrições de seus produtos não só são muito secos e técnicos, como também são enviados a milhares de varejistas que ofertam o mesmo produto. Se sua meta for obter uma melhor classificação nos motores de busca e mais vendas dos usuários, esta prática é uma ótima maneira de sabotar o seu esforço. Crie suas próprias descrições adequadas aos clientes que busca conquistar.
Seja criativo
Os varejistas do e-commerce não necessitam ter altos níveis de criatividade, e nem saber escrever sobre tudo, mas redigir uma descrição atraente de seu produto é um desafio muito importante e que testará o seu talento criativo. Deve-se ter uma idéia da mensagem que quer se transmitir aos seus clientes e as palavras-chave certas a serem incluídas para obter sucesso nos sites de busca. Mas se esta dificuldade estiver sendo difícil de ser superada, uma alternativa é contratar estagiários de faculdades de jornalismo, uma vez que eles são uma ótima fonte de trabalho e de baixo custo. Fóruns online também apresentam milhares de candidatos dispostos a lhe ajudar neste trabalho.
Seja inteligente
Assumimos então que os comerciantes estejam escrevendo – ou sendo bem assessorados para isto – suas próprias descrições de produtos, portanto, é fundamental que a escrita seja inteligente e eficiente, sendo que em poucas palavras contenham as informações relevantes para os clientes. As especificações técnicas podem dar um ar de respeitabilidade, mas é necessário explicar ao grande público acerca delas para que a informação alcance seu objetivo: orientar e conquistar o cliente para a compra.
Seja divertido
Mas isto não necessariamente significa ser engraçado, o que muitas vezes acaba sendo uma excelente tática para atrair os clientes. O que torna uma descrição de um produto divertida é mostrar o tamanho da satisfação que a sua compra traz para o cliente, colocando o usuário em situações da vida real, e mostrando-lhes quão divertido será após adquirir seu produto. Por exemplo, por que o seu vizinho terá inveja de você quando assistir ao próximo clássico de futebol? È por causa de sua HDTV de tela plana de 57 polegadas novinha em folha, sendo servido por um chopp direto de sua chopeira, enquanto seu vizinho segue com sua televisão de sinal analógico e cerveja barata! Neste caso, é importante que o conteúdo esteja adequando ao seu público-alvo.
Esteja atento
Em suas palavras-chave e esforço de SEO como um todo. Lembre-se que você está escrevendo para os seus clientes em primeiro lugar, e deve tentar conquistar novas vendas com suas palavras. Neste processo, palavras-chave são fundamentais. No entanto, encher as descrições de seu produto com uma grande quantidade de palavras chave acaba sendo prejudicial, o que torna mais um imperativo para a criatividade do varejista. Tente utilizar uma palavra ou duas em cada descrição, que sejam originais e relevantes para o usuário.
Categoria: Tutoriais