Amazon oferta serviço MySQL na nuvem

| 29/11/2009 - 10:07 AM | Comentários (0)

A Amazon anunciou opções de banco de dados relacional e alta disponibilidade de memória para seus serviços web. A companhia reduziu o custo cobrado por hora para servidores Linux e Windows do seu popular Elastic Compute Cloud (EC2). A iniciativa vem semanas antes do lançamento da plataforma de computação em nuvem da Microsoft, o Azure. A exemplo da Amazon, a Salesforce também anunciou novidades no segmento.

O novo serviço de banco de dados relacionais (RDS, da sigla em inglês) torna disponíveis instâncias de MySQL com até 1 terabyte cada. A companhia já ofertava dois outros serviços de banco de dados, o Simple DB e o EC2 Elastic Block Store. O Amazon RDS será destinado para desenvolvedores e corporações que queiram rodar MySQL, mas, ao mesmo tempo, deixando a administração do trabalho para a Amazon. Como parte do serviço, a fornecedora dará provisionamento e backup.

De acordo com a empresa, o produto será oferecido em cinco tamanhos: pequeno, grande, extra grande, double XL e quadruple XL (1 terabyte). Os clientes poderão escalar servidores e recursos de armazenamento com instâncias MySQL por meio de uma chamada API.

A Amazon introduz opções de memórias para clientes EC2 que possuem aplicações que tenham alta demanda por processamento. Os usuários podem selecionar instâncias computacionais AWS com memória duas ou quatro vezes superior ao da configuração padrão.

Além disso, a Amazon reduziu o valor cobrado por hora para servidores Linux e Windows. A partir de 1º de novembro, o custo para Linux será 15% inferior, passando de 10 centavos de dólar por hora para 8,5 centavos de dólar por hora. Já para servidores Windows, o preço sai de 12,5 centavos de dólar por hora para 12 centavos de dólar. Esses preços são válidos para as configurações menores.

Essa mudança na estrutura de custo para servidores Windows coloca a Amazon em condições de competir com o Windows Azure, a ser lançado pela Microsoft. Em julho último, a fabricante do Windows afirmou que cobraria 12 centavos de dólar por hora para servidores Windows.

Como parte do portfolio Azure, a Microsoft oferecerá banco de dados SQL Azure, um serviço de baco de dados relacionais baseado em nuvem. O Amazon RDS, em versão beta neste momento, competirá com esta oferta da Microsoft.

Tags: , , ,

Categoria: Lançamentos, Notícias

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.