América do Sul é segundo melhor mercado para Firefox, afirma Mozilla
Mais de 31% dos usuários web da América do Sul usam o Firefox. É a segunda melhor posição do browser na comparação entre os continentes, mas é na Rússia que o navegador cresce de forma mais rápida. Estes são alguns dos destaques do primeiro relatório trimestral da Fundação Mozilla, mantenedora do navegador Firefox, em levantamento divulgado nesta quarta-feira (31/3).
O relatório foi elaborado com dados obtidos entre dezembro de 2009 e março de 2010 a partir do próprio navegador e, em alguns casos, da participação voluntária (opt-in) de alguns usuários, que aceitaram enviar informações específicas. “A Mozilla coleta uma quantidade muito limitada de informação relacionada à adoção e ao uso do Firefox”, esclarece o relatório.
Em participação global de mercado, o Firefox detém quase 30% em média, afirma a Mozilla. Na Europa, o browser é o preferido de 39,2% dos usuários. No ranking, América do Sul vem em seguida (31,4%), com África em terceiro (29,7%). Em número de usuários, a Europa também aparece em primeiro (152 milhões), só que com a América do Norte (100 milhões) e a Ásia (68,7 milhões) logo atrás.
Rússia na frente
Embora conste do levantamento, o Brasil não se destaca na comparação com outros mercados. Os países destacados foram Rússia (em número de usuários, o crescimento foi de 20% no trimestre), Itália (em fatia de mercado) e Estados Unidos (em número absoluto de usuários). Num item, no entanto, a América do Sul se destaca: a adoção de Personas, ou temas decorativos – uma novidade que veio com o Firefox 3.6.
No capítulo sobre trivialidades, outra descoberta da pesquisa: o usuário de Firefox trabalha com três abas abertas, em média. Mas o ponto fora da curva que a Mozilla descobriu surpreendeu: um único usuario elevou a média ao lidar com nada menos que 600 abas simultâneas – o usuário foi um dos que participaram voluntariamente da pesquisa, ressalta a Mozilla.