Pesquisa mostra panorama do mercado russo de e-commerce
Nona maior economia do planeta e quarta maior da Europa, a Rússia vem apresentando um crescimento robusto em e-commerce nos últimos anos. De acordo com um relatório recente da Search Laboratory, em 2012, o país se tornou a maior audiência europeia em Internet, com 61,4 milhões de usuários, ultrapassando Alemanha (52,4 milhões), França (43 milhões) e Reino Unido (39,4 milhões). O Brasil tem, atualmente, 71 milhões de consumidores online.
Apontada pelo estudo como “um gigante que está acordando”, a Rússia pode ser considerada um dos mercados de e-commerce mais promissores para o futuro, com expectativa de R$ 68 bilhões em vendas online no ano de 2014 e R$ 82 bilhões em 2015.
Público e consumo
O ticket médio do russo gira em torno de 3.200 Rublos, cerca de R$ 220, enquanto no Brasil o valor chega a R$ 320. 44 anos é a idade média do consumidor online russo e dez produtos a quantidade padrão de itens adquiridos via web. Famílias com renda superior a 30 mil rublos (pouco mais de R$ 2.000) estão mais aptas a gastar online, segundo o relatório. Mais de 250 mil compras são processadas diariamente na Rússia.
Diferentemente do Brasil, onde moda e produtos estéticos fazem muito sucesso online, um dos produtos mais buscados pelos russos para compras em e-commerce são livros, apenas a quinta categoria mais buscada pelos brasileiros em 2013. Ambos os mercados compartilham a preferência por compras de eletrônicos via Internet.
Peculiaridades
A dificuldade em abranger seu vasto território (o mais extenso do mundo), problemas de infraestrutura e a confiança na hora da compra são alguns pontos que podem mitigar a ascensão acelerada da Rússia no cenário online. A pesquisa também esboça que a compreensão do idioma, assim como do Yandex, principal ferramenta de busca russa, pode ser considerado um ponto-chave para a inserção de empresas estrangeiras no mercado.
Redes sociais
Outro indicativo da pesquisa, empresas de e-commerce que prosperam na Rússia têm forte presença em mídias sociais. Cerca de 34 milhões de usuários russos visitam, ao menos, uma plataforma social por mês e mantém uma média de 10.4 horas acessando as redes, mensalmente. Atualmente, o VK.com detém o posto de rede social mais utilizada pelos russos, contudo, gradualmente o Facebook vem ganhando mais espaço no país.
Formas de pagamentos
Cartões, tanto de débito como crédito, são alvo de desconfiança na Rússia, sendo usados mais nas grandes cidades. Money.Yandex e WebMoney são os gateways de pagamentos mais utilizados, mas pagamentos em dinheiro na hora da entrega se constituem na principal forma de pagamento no mercado russo. 69% das compras são realizadas com dinheiro; 10% com métodos off-line; 10% com cartões online; 5% com dinheiro eletrônico; 4% com cartão na hora da entrega; e 2% via outros métodos.
“A Rússia apresenta oportunidades para muitas marcas e varejistas online expandirem seus negócios internacionalmente. Isso a torna uma peça de suma-importância para aqueles que buscam lucros no exterior”, afirma a Search Laboratory.
Categoria: Pesquisas
Dados interessantes, até vou escrever sobre eles em algum post no blog ano que vem.
Mas tem algo que não bate, se são feitas 250 mil compras diárias e o ticket médio é de R$220, o total que o mercado russo gera de negócios virtuais seria de R$55 milhões por dia (250.000 x 220=55.000.000).
Tem informação errada nesses dados.