Sites de e-commerce ficaram mais lentos em 2012, revela estudo

| 18/04/2013 - 14:24 PM | Comentários (0)

careregamento-de-paginas

© Silkstock – Fotolia.com

Em estudo realizado pela Radware, foi revelado que os sites de varejo ficaram 22% mais lentos em 2012, levando em média de 7,25 segundos para carregar, ante 5,94 constatados em 2011. A pesquisa, que analisou os 2.000 sites de comércio mais bem posicionados no Alexa.com, mostra que o problema é ainda maior quando se leva em conta os 100 primeiros dessa lista, passando de 6,4 a 8,23 segundos, o que configura uma variação de 28%.

Os pesquisadores atribuem essa desaceleração ao tamanho da página e complexidade crescentes, indicando também, que muitos destes sites não estão utilizando os melhores métodos para aperfeiçoar tal desempenho. Por exemplo, apenas um quarto dos sites analisados utilizam alguma rede de distribuição de conteúdo (CDN), 13% não configuram keep-alive e 22% não compactam recursos de sua plataforma, como imagens, por exemplo.

Ao analisar somente os 100 primeiros sites, o estudo apurou que o percentual dos que utilizam alguma CDN passa para 78%, enquanto aqueles que mantêm “keep-alives” chega a 99% e, 91% dos sites realiza a compactação de recursos.

Essa desaceleração, nos tempos de carregamento das páginas, vem apesar das expectativas de que navegadores, redes e dispositivos mais velozes permitiriam uma experiência on-line mais satisfatória, ou seja, mais rápida. De acordo com uma pesquisa realizada pela Keynote Systems, a maioria dos usuários de computadores e tablets esperam que os sites sejam carregados em três segundos ou menos – tempo que pode ser mais flexível para aqueles que navegam através de seus smartphones.

Ainda de acordo com o estudo da Radware, um dos motivos para o tempo de carregamento ser maior entre os 100 primeiros do ranking, é que estes sites possuem cerca de 9% mais conexões com o servidor (durante o carregamento da página e inclui todos os recursos, como imagens e CSS) do que a média do ranking – diferença que era ainda maior em 2012.

No geral, o número médio de conexões com o servidor aumentou 8% entre dezembro de 2011 e dezembro de 2012, passando de 73 a 79, sendo que, cada uma dessas solicitações pode adicionar de 20 a 50 milisegundos para os navegadores em desktops e até um segundo para um navegador em um dispositivo móvel.

A pesquisa também revela que o navegador Firefox assumiu de longe o posto de browser mais rápido, levando em média 6,64 segundos para carregar uma página durante o seu primeiro carregamento. O Firefox 17 superou o Chrome 23 e o Internet Explorer 9, com 7,09 e 7,25 segundos, respectivamente.

Tags: , , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
Moovin
EZ Commerce
Jet
Rakuten
Bling
Accesstage
e-completo
Vtex
Mailbiz
Viewit
Digital UP
Softvar
LojaMestre
Braspag
Superpay
E-Goi
Neoassist
Tray
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e
Akna
Web Jump
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
ChannelAdvisor
F1soluções
Wiser
MasterPass
Enviou
Internet Innovation
Signashop
Xtech Commerce
ComSchool
Thumb
Brasil na Web
Nação Digital
COMM2
E-Commerce Logística
Maplink
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.