Sites de e-commerce ficaram mais lentos em 2012, revela estudo
Em estudo realizado pela Radware, foi revelado que os sites de varejo ficaram 22% mais lentos em 2012, levando em média de 7,25 segundos para carregar, ante 5,94 constatados em 2011. A pesquisa, que analisou os 2.000 sites de comércio mais bem posicionados no Alexa.com, mostra que o problema é ainda maior quando se leva em conta os 100 primeiros dessa lista, passando de 6,4 a 8,23 segundos, o que configura uma variação de 28%.
Os pesquisadores atribuem essa desaceleração ao tamanho da página e complexidade crescentes, indicando também, que muitos destes sites não estão utilizando os melhores métodos para aperfeiçoar tal desempenho. Por exemplo, apenas um quarto dos sites analisados utilizam alguma rede de distribuição de conteúdo (CDN), 13% não configuram keep-alive e 22% não compactam recursos de sua plataforma, como imagens, por exemplo.
Ao analisar somente os 100 primeiros sites, o estudo apurou que o percentual dos que utilizam alguma CDN passa para 78%, enquanto aqueles que mantêm “keep-alives” chega a 99% e, 91% dos sites realiza a compactação de recursos.
Essa desaceleração, nos tempos de carregamento das páginas, vem apesar das expectativas de que navegadores, redes e dispositivos mais velozes permitiriam uma experiência on-line mais satisfatória, ou seja, mais rápida. De acordo com uma pesquisa realizada pela Keynote Systems, a maioria dos usuários de computadores e tablets esperam que os sites sejam carregados em três segundos ou menos – tempo que pode ser mais flexível para aqueles que navegam através de seus smartphones.
Ainda de acordo com o estudo da Radware, um dos motivos para o tempo de carregamento ser maior entre os 100 primeiros do ranking, é que estes sites possuem cerca de 9% mais conexões com o servidor (durante o carregamento da página e inclui todos os recursos, como imagens e CSS) do que a média do ranking – diferença que era ainda maior em 2012.
No geral, o número médio de conexões com o servidor aumentou 8% entre dezembro de 2011 e dezembro de 2012, passando de 73 a 79, sendo que, cada uma dessas solicitações pode adicionar de 20 a 50 milisegundos para os navegadores em desktops e até um segundo para um navegador em um dispositivo móvel.
A pesquisa também revela que o navegador Firefox assumiu de longe o posto de browser mais rápido, levando em média 6,64 segundos para carregar uma página durante o seu primeiro carregamento. O Firefox 17 superou o Chrome 23 e o Internet Explorer 9, com 7,09 e 7,25 segundos, respectivamente.
Categoria: Pesquisas