Bom momento do setor de beleza e cosméticos faz varejo investir no e-commerce

| 18/08/2014 - 11:59 AM | Comentários (0)

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O Brasil é um país de homens e mulheres vaidosos, disso não há dúvida. Para quem tem alguma ressalva, basta olhar alguns números. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Laboratórios, o setor de beleza e cosméticos deve crescer entre 11% e 20% em 2014. E, em busca de melhores preços e condições de pagamento, muitos consumidores preferem comprar produtos de beleza pela Internet. O segmento é responsável por 18% das transações de e-commerce no país, de acordo com a Associação Brasileira de E-Commerce (ABCOMM).

Para João Weiss, analista da Go4! Consultoria de Negócios, é preciso olhar para o cenário econômico do Brasil para entender a boa fase do setor de beleza e cosméticos. “Esse crescimento não se resume apenas ao aumento da demanda, puxado pela melhora na rendas das classes C e D. Nos últimos anos o governo federal criou programas de incentivo a setores que considera chave para a economia nacional, possibilitando encadeamentos entre indústrias – conexões sinérgicas entre produtores e fornecedores – e inovações tecnológicas. Neste contexto, um dos principais setores que recebeu recursos e financiamentos foi o da Indústria química, no qual se está inserida a indústria de cosméticos”, afirma. Para Weiss, o aumento da presença e da renda das mulheres no mercado de trabalho e o envelhecimento da população também explicam o com ganhos de produtividade e inovações, permitiu que o setor crescesse mais de 140% nos últimos dez anos.

Em busca de um maior mix de produtos e de preços e condições de pagamentos mais vantajosos, o consumidor prefere comprar pela Internet, o que movimenta o setor. “Um fator importante que deve ser considerado é a conveniência. Isso porque o e-commerce permite realizar a pesquisa de preços e produtos de diversas lojas de maneira muito mais eficiente. Isso além de permitir o aumento da concorrência (que é sempre benéfica para os consumidores), aumenta também o acesso a mais opções. Este fator não deve ser subestimado, principalmente quando tratamos de dos grandes centros urbanos”, completa Weiss.

Nos últimos anos, muitas lojas físicas passaram a investir cada vez mais no varejo online. É o caso da Lojas Lívia, tradicional varejista paulista, que acaba de relançar sua loja virtual. Com o e-commerce, a Lojas Lívia pretende conquistar clientes em todo o país. “As Lojas Lívia está bem posicionada para atingir maior participação em todo país, pois as expectativas para o mercado apontam para um crescimento superior a média. Devido à grande exposição das Lojas Lívia na região Sudeste do estado de São Paulo, a empresa deve continuar a ganhar participação de mercado de maneira consolidada”, afirma Mateus dos Anjos, gestor de e-commerce da Lojas Lívia.

Para aumentar seu marketshare, a Lojas Lívia apostou em diversidade de produtos, atendendo consumidores e profissionais da área, e em tecnologia. A varejista trocou sua plataforma de e-commerce para a F-Store da FBITS eCommerce One Stop Shop. “A FBITS trabalha com alta tecnologia e disponibiliza uma equipe especializada, levando todo o seu know how em varejo online de beleza para a Lojas Lívia, adequando-se à sua estratégia de negócios”, ressalta Kelen Carvalho, coordenadora de e-commerce da FBITS.

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Categoria: Balanços

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