45% do tráfego da AdMob vem de smartphones
Há anos, o relatório Mobile Metrics da AdMob tem refletido o crescimento explosivo da web móvel no mundo. No primeiro relatório, em setembro de 2007, a rede de publicidade móvel servia 1,6 bilhões de impressões de mais de 2 mil sites, com predomínio absoluto da Nokia, entre os fabricantes e do RAZR entre os apararelhos. Já no último relatório, em Abril deste ano, foram 18 mil milhões de impressões nos 23 mil sites e aplicativos, com predomínio do iPhone e de dispositivos Android.
Internacionalmente, a participação da plataforma iPhone OS é significativamente maior do que a Android, hoje, na rede da AdMob. A relação de aparelhos iPhone OS para dispositivos Android é de 3,5 para 1. A distribuição geográfica dos dispositivos mostra forte concentração de aparelhos Android em países da América do Norte: mais de 75% contra 49% dos iPhones.
Em abril, os cinco países com maior participação de iPhones em relação às outras plataformas foram os Estados Unidos (44%), o Reino Unido (9%), a França (6%), o Canadá (5%) e o Japão (4%). O Brasil aparece na décima oitava posição, com 219,3 mil iPhones, 74,5 mil iPods Touch e, surpresa total, 2 mil iPads, totalizando 295,9 mil dispositivos rodando iPhone OS. O segundo maior país da América Latina em quantidade de iPhones na rede AdMob é Porto Rico, na trigésima oitavo posição, seguido pela Argentina (40) e Chile (41).
Outro dado relevante é o do iPhone já suprerar o iPod Touch na maioria dos países. No geral, a relação é de 2-1.
Já quanto à plataforma Android, os cinco primeiros países em maior quantidade de dispositivos ativos na rede AdMob em abril foram os Estados Unidos (8,66 milhões), China (882 mil), Reino Unido (385 mil), França (221 mil) e Alemanha (187 mil). O Brasil aparece na vigésima terceira posição, com 20,3 mil dispositivos, e a Argentina na vigésima quinta, com 15,7 mil
Confira os números globais por aparelho e por sistema opeacional nos gráficos a seguir.
Fonte: IDG NOW