Executivo comenta as alterações que o Google Hummingbird trará ao mercado
Desenvolvido para tornar o algoritmo do Google mais ágil e preciso, o Google Hummingbird promete impactar fortemente o resultado das buscas na ferramenta. A alteração, que deve chegar ao Brasil em breve, deve influenciar a receita das empresas que trabalham com e-commerce, já que as buscas orgânicas afetam diretamente no tráfego de uma loja virtual.
Em entrevista ao E-Commerce News, Diego Ivo, CEO da Conversion, empresa especializada em SEO, explica que o novo algoritmo chega para fechar uma lacuna do buscador: “A proposta do Hummingbird é tornar o algoritmo do Google mais ágil e capaz de responder a pergunta dos usuários. Por exemplo, hoje, o Google ainda não consegue ser suficientemente preciso em consultas do tipo ‘quais são as cores de bolsa que estão na moda?’. Mas com este novo recurso, o Google está dando um grande passo para personalizar melhor os resultados”, detalha. “Além do mais, o Google terá em mãos uma tecnologia avançadíssima para, no mundo mobile, bater de frente com o Siri da Apple, porque será capaz de dar respostas cada vez mais personalizadas ao que os usuários pesquisarem”, complementa Ivo.
Segundo ele, o Hummingbird pode tanto prejudicar como beneficiar as empresas, dependendo da forma como elas encaram o buscador: “Sites que não têm conteúdos extremamente qualificados e que não são a resposta certa para o usuário irão perder muito tráfego, principalmente aqueles que têm um SEO focado excessivamente em questões técnicas e sem dar valor real ao conteúdo de qualidade. Não basta ter muito conteúdo, é preciso ter o melhor conteúdo…”, explica. “Por outro lado, sites que sempre investiram no SEO feito da forma correta podem ficar tranquilos, pois o impacto deve na verdade ser positivo em termos de tráfego e conversão”, assegura.
Para se beneficiar com o Hummingbird, Ivo aconselha os varejistas a engendrar suas técnicas de SEO em uma estratégia que priorize o consumidor: “A primeira coisa que varejistas devem se perguntar é de que maneira podem ajudar seus potenciais clientes, seja com produtos e ofertas interessantes, mas principalmente com conteúdos úteis sobre o seu produto. Não estamos falando de algo que vem na descrição técnica dos fornecedores, mas sim de informações humanas que sejam como uma conversa entre dois amigos, que gerem confiança. Nesse cenário, reviews de produtos também passarão a ter um peso enorme”, explica o CEO.
O executivo conclui alertando às empresas que desejam tirar proveito do Hummingbird para pensar no Campo Semântico e em Arquitetura da Informação.“O SEO está cada vez mais complexo e exige muitos braços qualificados. Porém, com uma boa estratégia, bom planejamento e boa execução, tanto técnica quanto de produção de conteúdo, o Google Hummingbird de inimigo vai se transformar no principal aliado de um e-commerce”, encerra.
Categoria: Balanços
Estamos de olho nessa nova atualização, estamos mudando as estratégia para nossos clientes.
Muito boa a matéria.
http://www.kasterweb.com.br
Ola Diego Ivo.
Sou iniciante no mundo de SEO, assisti as aulas do curso que você disponibilizou gratuitamente no seu site, que por sinal são muito boas, mas esse novo lançamento do google afetara diretamente qual das etapas que você já disponibilizou anteriormente? Comenta mais um pouco.
http://www.brasilupessencia.com.br
Muita gente vai ter que passar a apostar ainda mais em conteúdo de qualidade e não apenas conteúdos montados para ter boa colocação. Tem que ser assim mesmo, resultados interessantes e que ajudem ao usuário.